22/03/2013

MÚSICA: Caetano abre turnê no Circo Voador, no Rio


Turnê Abraçaço teve início, na noite desta quinta (21), no Circo Voador.
Bilheteria da apresentação foi revertida para a Sociedade Viva Cazuza.

Henrique PortoDo G1 Rio

"É a bandaCê no Circo de novo." Assim Caetano Veloso Veloso declarou aberta sua mais nova turnê, na noite desta quinta-feira (21), para um Circo Voador lotado e muitíssimo animado, no Rio. E embalado pelos jovens músicos Pedro Sá (guitarra), Ricardo Dias Gomes (baixo e teclados) e Marcelo Callado (bateria), que formam sua banda de apoio há quase sete anos, o cantor privilegiou seu mais recente álbum de estúdio, "Abraçaço" (que também dá nome ao show), incuindo 10 das 11 canções do disco no repertório da apresentação — apenas "Gayana" foi sacada.
Caetano Veloso (à dir.) no palco do Circo Voador, acompanhado pelo guitarrista Pedro Sá: cantor abriu a nova turnê 'Abraçaço' nesta quinta (21) (Foto: Ana Schlimovich / Divulgação)Caetano Veloso (à dir.) no palco do Circo Voador, acompanhado pela bandaCê: cantor abriu a nova turnê 'Abraçaço', nesta quinta (21), no Rio (Foto: Ana Schlimovich / Divulgação)
Mas, o que poderia ser um problema, mostrou-se um acerto. Isso porque boa parte da plateia já sabe cantar as músicas recém-lançadas, elevando as novas composições quase a clássicos imediatos. É o caso de "A bossa nova é foda", o primeiro número do show, que contou com um potente coro e foi apresentada pelo baiano como "o grito de guerra do Brasil".
Mas Caetano também soube agradar aos fãs mais exigentes. Seu repertório mais antigo foi bem representado com "Você não entende nada", famosa pela gravação em dueto com Chico Buarque no álbum "Chico & Caetano juntos", a bela "Alguém cantando" e "Triste Bahia", do cultuadíssimo disco "Transa", esta executada num novo arranjo. Com a valsa "Mãe", gravada por Gal Costa e Fernando Mendes, e "Reconvexo", pareceu homenagear sua própria progenitora, morta aos 105 anos, em dezembro passado ("Quem não rezou a novena de Dona Canô", diz o verso do sucesso na voz de Maria Bethânia).
Na nova turnê, Caetano dá a entender que quer apenas destacar a música. O cantor quase não conversa com o público. No palco há apenas um fundo preto, a iluminação básica sobre os músicos e o "Quadrado preto sobre fundo branco", obra do pintor abstrato soviético Kazimir Severinovich Malevich (1878-1935).
Todos os primeiros quatro shows de Caetano Veloso no Circo Voador tiveram seus ingressos esgotados. Renda da primeira apresentação será doada para a Sociedade Viva Cazuza (Foto: Ana Schlimovich / Divulgação)Todos os primeiros quatro shows de Caetano Veloso no Circo Voador tiveram seus ingressos esgotados. Renda da desta qauinta será doada para a Sociedade Viva Cazuza (Foto: Ana Schlimovich / Divulgação)
Impulsionado pelo trio baixo-guitarra-bateria, espécie tupiniquim da Crazy Horse (banda que acompanha o canadense Neil Young há décadas), evoca uma sonoridade que remete aos Pixies e ao Sonic Youth. E, como uma versão contida de Iggy Pop, faz graça dançando, pulando, correndo e rastejando no chão, como se ainda tivesse longe de seus atuais 70 anos.
'Gostoso!'
No momento mais descontraído da noite, homenageou Lucinha Araújo, mãe de Cazuza: "Queria chamar aqui no palco uma pessoa que, há mais ou menos 30 anos, estava aqui ao meu lado assistindo ao Barão Vermelho", disse Caetano.
O cantor Caetano Veloso no Circo Voador (Foto: Ana Schlimovich / Divulgação)O cantor Caetano Veloso no Circo Voador (Foto:
Ana Schlimovich / Divulgação)
Presidente da Sociedade Viva Cazuza, instituição que cuida de portadores do vírus da aids para a qual a renda do show foi destinada, Lucinha retrucou: "Gente, queria dizer que o quarto do Caetano só é frio porque ele quer, né?", brincou, referindo-se a um dos versos da canção "Estou Triste", do novo álbum. E acrescentou: "Ele é um gostoso!"
"Naquela época, ficavam os dois gritando a mesma coisa pro Cazuza. Agora, na plateia dos meus shows, ela passou a ficar gritando 'gostoso' para mim", contou Caetano, que canta "Eclipse oculto", regravada pela banda carioca nos anos 80, durante o show.
Pouco antes de encerrar a apresentação, dispara "Luz de Tieta" e "Outros", totalizando 24 canções em quase duas horas de show.
O cantor segue se apresentando na cidade até domingo (24), com ingressos esgotados para todos os dias.
Veja o repertório completo do show de Caetano Veloso, nesta quinta-feira, no Circo Voador:
"A bossa nova é foda"
"Lindeza"
"Quando o galo cantou"
"Um abraçaço"
"Parabéns"
"Homem"
"Um comunista"
"Triste Bahia"
"Estou triste"
"Odeio"
"Funk melódico"
"Alguém cantando"
"Quero ser justo"
"Eclipse oculto"
"Mãe"
"Alexandre"
"O império da lei"
"Reconvexo"
"Você não entende nada"
BIS
"Vinco"
"Luz de Tieta"
"Outro"

Nenhum comentário :

Postar um comentário