04/03/2013

Novos smartphones entram na disputa


Apostando em hardware poderoso, fabricantes asiáticos querem lugar na disputa entre Samsung e Apple

Os telefones inteligentes estão cada vez mais próximos do poder de fogo de um computador convencional, com seus processadores de múltiplos núcleos e telas relativamente grandes, de alta definição. É esta a primeira impressão trazida pelos aparelhos que foram apresentados durante a última semana no Congresso Mundial de Telefonia Móvel - o Mobile World Congress (MWC 2013) -, realizado em Barcelona, na Espanha.

O Ascend P2, da chinesa Huawei, com tecnologia 4G LTE, é um dos destaques da nova safra de telefones inteligentes apresentados na feira do Mobile World Congress, em Barcelona


A fabricante chinesa Huawei apresentou o Ascend P2, considerado o smartphone mais rápido do mundo. O aparelho tem um processador de quatro núcleos (quad-core) de 1,5 GHz e tecnologia LTE (padrão da banda larga móvel 4G) de categoria 4, proporcionando navegação ultrarrápida na internet, com velocidades de download de até 150 Mbps. A velocidade atingida pelo dispositivo supera a dos grandes líderes de mercado, o iPhone 5, da Apple, e o Galaxy S III LTE, da Samsung, que chegam a 100 Mbps.

O smartphone segue as características da linha Ascend série P da Huawei, com apenas 8,4 mm de espessura, com tela sensível ao toque de 4,7 polegadas de alta definição, no estilo "infinity edge" (efeito visual de perspectiva infinita). Em seu visual, o aparelho evoca a imagem de uma piscina infinita. O vidro é do tipo Gorilla Glass de segunda geração (à prova de arranhões). Como já de costume nos smartphones, o dispositivo da Huawei vem com duas câmeras, uma traseira de 13 megapixels e uma frontal, de 1,3 megapixel.

"O Ascend P2 é a combinação perfeita de elegância e poder e é a maior prova de que não há necessidade de meio-termo quando se deseja um smartphone perfeito. É a evidência das extraordinárias experiências com um smartphone e da grande tecnologia que estamos comprometidos a oferecer aos consumidores em todo o mundo", empolgou-se o CEO da Huawei, Richard Yu, em declaração distribuída à imprensa.

O Ascend P2 da Huawei chega ao mercado europeu a partir de junho de 2013. No mercado mundial, o Ascend P2 será disponibilizado no segundo trimestre de 2013. O preço deve ficar em 399 euros. "Os recursos do Ascend P2 vão possibilitar a nossos clientes ter acesso mais rápido a todos os seus conteúdos em nossa rede 4G nova em folha", disse Florence Paour, executivo da operadora Orange, na França.

O Ascend P2 roda o sistema Android 4.1. Segundo a fabricante, o aparelho baixa filmes em alta definição (HD) em minutos e carrega vídeos online, páginas da web, músicas ou e-books em segundos. O recurso "swift sharing" (compartilhamento ágil) patenteado da Huawei dá suporte a uploads e downloads duas ou três vezes mais rápidos do que em outros smartphones, em um ambiente Wi-Fi.

Com seu módulo NFC, o Ascend P2 possibilita pagamentos por meios eletrônicos e pode operar como um ingresso eletrônico. A fabricante também destaca recursos de economia de energia, que reduzem o consumo em 30% e o tempo de recarga da bateria em mais de 25%, em comparação com outros aparelhos.

Grandes rivais

Entre outros lançamentos apresentados em Barcelona, um dos destaques é o Optimus Pro, telefone inteligente da LG. O aparelho segue a tendência da feira: aparelhos potentes com tela grande. Sua tela é de 5.5 polegadas, com uma densidade de 400 pixels por polegada.

Outro destaque vai para o HTC One, com tela de 4,7 polegadas, com densidade de 468 pixels por polegada. O Ascend P2, da Huawei, apesar de ter o mesmo tamanho de tela, conta com densidade de 312 pixels por polegada. Para se ter uma ideia, o iPhone 5, da Apple, apresenta densidade de 326 pixels por polegada em sua tela de 4 polegadas.

Oito núcleos

Com novos rivais ganhando destaque no mercado, a sul-coreana Samsung deve anunciar no próximo dia 14, em Nova York, o sucessor de sua atual estrela no segmento dos telefones inteligentes. É o aguardado Galaxy S IV, que deve trazer entre as novidades um processador Exynos 5 com nada menos que oito núcleos (disponível na Europa e em alguns países), além de um outro processador dedicado somente à parte gráfica. Rumores apontam para um telefone com tela de 5 polegadas, confirmando a tendência de telas grandes com hardware poderoso.

A câmera principal do Galaxy S IV deve ser de 13 megapixels, capaz de filmar em resolução full HD (1080p). A câmera do modelo anterior produzia filmagens em HD (720p).

Galaxy S III é escolhido o ´smartphone do ano´

A GSMA, associação que reúne operadoras de telefonia móvel e empresas ligadas ao setor em todo o mundo, anunciou os vencedores da 18ª edição do prêmio Global Mobile Awards, realizado durante o Congresso Mundial de Telefonia Móvel (Mobile World Congress - MWC), evento também promovido pela entidade. A Samsung foi um dos destaques da premiação. Além de ser premiada como "Fabricante de Dispositivo do Ano", a companhia sul-coreana ganhou destaque com alguns de seus produtos na berlinda do Global Mobile Awards.

O aparelho da Samsung mereceu menção especial por parte dos juízes por conta de seu sucesso mundial e por representar um caso de sucesso do sistema Android


O Samsung Galaxy S III foi o vencedor do prêmio de melhor smartphone do ano. Na conquista deste título, o telefone inteligente da Samsung desbancou os concorrentes iPhone 5 (Apple), Lumia 920 (Nokia), Droid DNA (Motorola), J Butterfly (HTC), HTC DLX e Galaxy Note 2 (Samsung). Para o júri do Global Mobile Awards, o S III mereceu o título pelo fato de representar a "história de sucesso do Android". Os juízes justificaram o voto, ainda, citando o sucesso mundial do aparelho e seus recursos de ponta, como Pop-Up Play, Smart Stay e NFC.

A companhia sul-coreana também foi contemplada com o prêmio "Melhor Dispositivo Eletrônico de Consumo Móvel", por conta de sua Galaxy Camera, a câmera digital com sistema operacional Android - recém-lançada no mercado brasileiro. Entre os aparelhos celulares básicos (sem característica de smartphone), o vitorioso foi o Asha 305, na finlandesa Nokia.

Na categoria de tablets, o Nexus 7, do Google, levou o prêmio, vencendo os rivais Kindle Fire HD 8.9 (Amazon), iPad Mini (Apple), iPad com Retina display (Apple), Transformer Infinity (Asus) e Galaxy Note 10.1 (Samsung).

O Facebook também entrou na lista de agraciados, com o título de "Melhor Aplicativo Móvel para Consumidores", enquanto que o serviço de lembretes online Evernote foi considerado o "Melhor Aplicativo Móvel para Empresas".

Superioridade

150 megabits por segundo é a velocidade de download atingida pelo Ascend P2, da Huawei, com a tecnologia 4G. Ele é considerado o aparelho mais veloz do mercado

468 pixels por polegada é a densidade da tela do smartphone One, da HTC, superando a resolução do mais famoso rival do segmento, o iPhone 5, com 326 pixels por polegada.


Diário do Nordeste

Nenhum comentário :

Postar um comentário