10/03/2013

Parábola do pai misericordioso que quer salvar a todos


Paulo Quezado* 
O Evangelho de hoje nos traz uma das mais belas parábolas contadas por Jesus: a do filho pródigo. Cristo ensinou aos fariseus, através desta história, as razões pelas quais andava acompanhado de publicanos e pecadores. O Messias projeta na figura do filho pródigo as pessoas que vivem em pecado, que deixam uma vida de disciplina e de regramento, pela vida dos excessos e do prazer efêmero. 

No filho fiel, que se indigna com a postura do pai, diante da volta do irmão, Ele projeta a figura dos fariseus, que se julgam melhores que os outros diante de Deus. E projeta a figura do próprio Cristo no pai que acolheu com amor o retorno do filho pródigo, para nos dar uma lição tão clara quanto importante: Somos filhos de Deus, nos bons momentos e nos maus momentos. 

Somos filhos Dele, nos acertos e nos erros. Somos filhos de Deus, bendizendo ou blasfemando. E Seu amor e Sua misericórdia nos serão infinitas desde que, de todo o coração, nos arrependamos de nossos pecados. Independentemente do que tenhamos feito, independentemente de como vivemos até hoje, Ele nos espera com o carinho e a paciência de um pai que nunca desiste dos seus filhos. “Então o pai lhe disse: 

‘Filho, tu estás sempre comigo, e tudo o que é meu é teu. Mas era preciso festejar e alegrar-nos, porque este teu irmão estava morto e tornou a viver; estava perdido, e foi encontrado” (Lc 15, 31-32). Um grande abraço a todos e um ótimo domingo.

*Paulo Quezado, Professor Universitário, Advogado, ex-Presidente da OAB - CE, ex-Deputado Estadual , relator da Constituinte do Estado do  Ceará

Nenhum comentário :

Postar um comentário