02/03/2013

Por um Ceará sem miséria


Fátima Vilanova*
A Comissão Brasileira de Justiça e Paz do Ceará (CBJP-CE) realizou, em 25 de janeiro de 2013, Reunião de Planejamento da nova gestão para o período de 2012/1014, cujo lema é: Por um Ceará sem Miséria. Para fundamentar as ações a serem empreendidas pela Comissão, foi convidado a abrir os trabalhos, o prof. Flávio Ataliba, diretor-geral do Ipece, que apresentou “O mapa da extrema pobreza”, lançado em novembro de 2012.
A partir dos dados do estudo, ficou comprovado o desafio das prefeituras municipais do Ceará para o enfrentamento da miséria, em que populações de desvalidos de 1.502.924 pessoas auferem renda de R$ 700 (setenta reais/mês/per capita) ou menos, não dispondo de moradia digna, água tratada, esgoto, saúde, educação. 
As causas para o quadro da tragédia residem no descompromisso de sucessivos governos municipais com a missão que abraçam ao serem eleitos, ou seja, trabalhar pelo bem comum, com espírito público, requisitando os melhores quadros para o planejamento e execução das ações necessárias. Campeiam, via de regra, a política pequena, dos interesses pessoais em detrimento dos da população, o despreparo dos dirigentes, a desonestidade no uso dos recursos públicos, a falta de participação da sociedade na definição de prioridades e fiscalização dos mandatos.
O resultado é a constatação de dois tipos de misérias, a econômica e a de valores, da população e dos dirigentes, pois todos são responsáveis pelos destinos de sua cidade, pela qualidade dos políticos que elegem.
A CBJP, diante de tão cruel realidade, não pode se omitir, mas sensibilizar a sociedade e os governos para o resgate da dignidade da política. Vamos trabalhar para influir na mudança de postura de munícipes, a partir do envolvimento das Dioceses, quanto ao exercício cívico de votar, de acompanhar e de cobrar ações dos governos; e na ação dos gestores, despertando-os para o compromisso com as causas da população, pela abertura de espaços de participação e de controle. 
mfatimavvilanova@gmail.com
Secretária executiva da Comissão Brasileira de Justiça e Paz do Ceará (CBJP-CE)

Nenhum comentário :

Postar um comentário