31/03/2013

RS - Aviões tentam combater o incêndio na reserva do Taim


Aeronave presta apoio no transporte dos bombeiros.
Incêndio na reserva ecológica no Sul do estado já dura seis dias.

Do G1 RS
Aviões maiores reforçam combate ao incêndio na reserva do Taim, no RS (Foto: Reprodução/RBS TV)Aviões tentam combater o incêndio na reserva do Taim
(Foto: Reprodução/RBS TV)
Um helicóptero do governo do Rio Grande do Sul começa neste domingo (31) a ajudar os bombeiros no combate ao fogo na Estação Ecológica do Taim. O incêndio, que teve início na manhã de terça-feira (26), já destruiu mais de 3 mil hectares da reserva.
A aeronave do governo gaúcho vai prestar apoio no transporte dos bombeiros, para tentar conter o fogo por terra. As chamas continuam avançando, mas de forma mais lenta. O fogo ainda está longe do alcance dos ambientalistas. Em lanchas, só é possível chegar até arroios próximos. Dez homens integram a equipe de combate ao fogo, que está de prontidão caso o incêndio atinja áreas mais secas. Cinco deles são voluntários.
A principal forma de enfrentamento ao fogo está no ar. Neste sábado (30), o segundo avião contratado pelo ICMBio, autarquia federal que administra a reserva, entrou em operação no final da manhã. O ICMBio solicitou o apoio de uma terceira aeronave, mas ainda não existe uma previsão para a chegada. Caminhões pipa da prefeitura de Rio Grande estão no Taim para abastecer com água as aeronaves.
O combate ao fogo neste domingo (31) começou um pouco mais tarde, segundo o ICMBio. Uma forte neblina na região prejudicou a visualização no início do dia.
A reserva do Taim, entre os municípios de Rio Grande e Santa Vitória do Palmar, tem 32 mil hectares e é considerada uma das mais importantes reservas do Brasil. O maior incêndio na estação aconteceu em 2008, quando 5 mil hectares foram atingidos
.

Nenhum comentário :

Postar um comentário