15/03/2013

Vai e não peques mais - Dom Sergio


Dom Sergio da Rocha



O Evangelho, hoje proclamado, se conclui com a palavra de Jesus dirigida à mulher adúltera que estava para ser apedrejada: “Podes ir e, de agora em diante, não peques mais” (Jo 8, 11). Jesus oferecia àquela mulher pecadora a graça de uma nova vida. “Podes ir”, indica o caminhar na nova vida. Não se pode ficar acomodado, parado no pecado, condenando-se ou sendo condenado pelos outros. É preciso caminhar, deixando para trás o pecado e a vida velha rumo à nova vida, sustentada pela graça de Deus. Por isso, Jesus acrescenta: “não peques mais”. Assim como aconteceu com ela, o perdão misericordioso de Deus sempre nos conduz a uma nova vida. A mulher que estava sendo condenada experimentou a misericórdia de Jesus e, por isso, pode “ir” viver de um jeito novo.

Embora proferida em outro contexto, a palavra do profeta Isaías nos convida a não ficar relembrando coisas passadas, pois Deus quer realizar coisas novas na vida do seu povo. Dentre as coisas do passado a serem lembradas, estão as “maravilhas” que Deus realizou, conforme nos convida a rezar o salmista (Sl 125): “Maravilhas fez conosco o Senhor, exultemos de alegria!” Dentre as coisas do passado a serem deixadas para trás, estão os pecados, amarguras e ressentimentos. Neste caso, é preciso deixar o passado para trás e seguir em frente. 

Para falar da sua profunda mudança de vida, São Paulo, na Carta aos Filipenses, recorre à imagem de um atleta que corre rumo ao prêmio: “esquecendo o que fica para trás, eu me lanço para o que está na frente” (Fp 3, 13). Apesar do esforço para não pecar mais ou para superar as coisas negativas do passado, a corrida para uma vida nova acontece pela graça de Deus, “por meio da fé em Cristo”. Assim, testemunha S. Paulo: “corro para alcança-lo, visto que já fui alcançado por Cristo Jesus” (Fp 3,12). O amor de Deus é graça, isto é, precede e acompanha a nossa corrida para conhecer a Cristo e viver como ele nos ensinou. 
          
Entretanto, o Evangelho narrado por João nos faz pensar também nas atitudes que temos diante dos que erram. “Quem dentre vós não tiver pecado seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra” (Jo 8,7), afirma Jesus aos que estavam acusando a mulher. Nesta Quaresma, os que buscam o perdão de Deus devem estar prontos também para oferecer o perdão aos irmãos que erram. É o que sempre dizemos, ao rezar a oração que Jesus nos ensinou: “perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos aos que nos tem ofendido”. O perdão é fonte de reconciliação e de paz. Faça a experiência do perdão que liberta e traz vida nova: o perdão recebido de Deus, o perdão recebido dos irmãos, o perdão oferecido aos irmãos! Este é o caminho para a Páscoa da Ressurreição!

No próximo domingo, estaremos iniciando a Semana Santa, com o Domingos de Ramos e da Paixão do Senhor. Organize a sua vida, de modo a participar das principais celebrações da Semana Santa. Lembre-se que estaremos realizando, em todo o Brasil, no Domingo de Ramos, a coleta da Campanha da Fraternidade. Participe!

*Arcebispo Metropolitano de Brasília

Nenhum comentário :

Postar um comentário