16/04/2013

1º dia de vacinação tem alta procura

A campanha segue até o dia 26 de abril e está ocorrendo em todos os postos de saúde da Capital
A vacinação contra a Influeza, vírus da gripe, começou ontem em todo o País. Em Fortaleza, muita gente resolveu tomar a vacina logo no primeiro dia. No Centro de Saúde Meireles, mais de 300 pessoas receberam a dose, a maioria destas incluídas no grupo com mais de 60 anos. E foi justamente o grande número de idosos que ocasionou uma pequena fila no único posto de saúde vinculado ao Estado do Ceará, mas a espera não durou muito tempo.

Além de idosos, o grupo prioritário para o qual a dose está sendo ofertada inclui crianças de seis meses a 2 anos e profissionais da saúde FOTO: FABIANE DE PAULA

A aposentada Maria Nair Rodrigues, de 68 anos, foi atendida assim que chegou. O procedimento rápido não tomou o tempo que ela precisava para realizar o restante de suas atividades diárias. "Eu moro sozinha em Fortaleza. Minha filha, que mora em Brasília, foi quem me ligou e me avisou da vacinação. Então, eu resolvi tomar a vacina hoje. Porque é bom prevenir logo, né?", contou.

Quem também não quis deixar para o último dia foi a assistente social Lucineide Veras, 63 anos, que foi junto com o marido para garantir logo a vacina. "É bom, porque assim ficamos despreocupados. Se deixar para tomar no último dia, fica muito tumultuado", disse.

Do outro lado do corredor, a musicista Luciana Lima aguardava na fila das crianças, gestantes e puérperas - mulheres com até 45 dias após o parto. Ela procurou o posto depois de saber que se encaixava neste último perfil incluído no grupo prioritário a partir deste ano. "É muito importante porque a vacina me protege neste período que eu estou me recuperando".

Complicações

A diretora técnica do Centro de Saúde Meireles, Lúcia Pamplona, compartilha da mesma opinião e acredita que a vacinação é importante para prevenir a doença e as suas complicações. "Uma gripe mal curada pode se transformar em pneumonia. É melhor prevenir agora, do que tratar uma complicação depois".

Já no Centro de Saúde Familiar Paulo Marcelo M. Rodrigues, localizado no Centro da cidade, mais de 200 pessoas receberam a imunização, segundo o coordenador da unidade, Sérgio Bezerra. Mesmo assim, o movimento foi calmo no posto.

Outro grupo que também vai precisar tomar a vacina a partir deste ano são as pessoas com doenças crônicas - estas precisam apresentar receita médica para receber a vacina.

O grupo prioritário para o qual a dose está sendo ofertada inclui ainda crianças de seis meses a 2 anos e profissionais da saúde, que precisam levar documento comprovando que trabalham na área.

A vacinação já começou, mas o chamado dia "D" da campanha, a mobilização nacional, está previsto para o dia 20 de abril. A meta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), é que 421 mil pessoas sejam imunizadas em Fortaleza até o dia 26. Em todo o Ceará, a ideia é imunizar 1,5 milhão de pessoas.

Segundo uma das coordenadoras da campanha de vacinação da SMS, Regina Peixoto, a imunização tem provocado um impacto muito grande no combate à gripe nos últimos 15 anos. Ela explicou, ainda, que, anualmente, o vírus da gripe sofre mutações e que, por isso, a composição da vacina é modificada. "É importante que as pessoas tomem a vacina todos os anos". 


Diário do Nordeste

Nenhum comentário :

Postar um comentário