08/04/2013

Cinema com Rapadura


Retomada com drama político

A diretora Tata Amaral está de volta aos 
cinemas com "Hoje", estrelado por Denise Fraga

Denise Fraga e Cesar Trancoso: reféns da ditadura militar no filme "Hoje" Foto: Divulgação

Após um hiato de seis anos na realização de longas-metragens, a cineasta Tata Amaral lança nos cinemas nacionais o drama "Hoje". Baseado no livro "Prova Contrária", de Fernando Bonassi, a trama é centrada em Vera, papel de Denise Fraga, uma ex-militante política que recebe indenização do governo brasileiro pelo desaparecimento do marido, vítima da ditadura militar.

Com o dinheiro, ela pôde comprar o tão sonhado apartamento e libertar-se desta condição de suspensão em que viveu durante décadas. Porém, no momento da mudança, o esposo retorna e a obriga a rever toda sua trajetória. O marido é vivido pelo ator uruguaio Cesar Troncoso, com experiente trajetória no cinema mundial, após participações em "Infância Clandestina", "O Banheiro do Papa", "Faroeste Caboclo" e "O Tempo e o Vento" e atualmente no ar na novela "Flor do Caribe" (na pele de Dom Rafael).

Premiada

Grande vencedor do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, onde conquistou as premiações de melhor filme, atriz, fotografia, direção de arte e roteiro, além do prêmio da crítica, o longa estreia comercialmente em salas brasileiras no dia 19 de abril. "Hoje" também foi um dos filmes brasileiros exibidos em março no 16° Festival Internacional de Cinema de Punta del Este, no Uruguai.

Tata Amaral ganhou projeção nacional como curta-metragista nos anos 80. A cineasta já visitou o tema em 2009, quando dirigiu a minissérie "Trago Comigo", fazendo uma abordagem da ditadura militar brasileira a partir de cenas ficcionais e depoimentos documentais. Com "Um Céu de Estrelas", ela revelou a atriz Leona Cavalli e se tornou um dos títulos mais festejados da chamada retomada do cinema brasileiro. O título foi ainda premiado em Brasília, Boston, Trieste, Créteil e Havana. Já "Através da Janela" rendeu a Laura Cardoso os prêmios de melhor atriz nos festivais de Miami e Cine-PE. Seu terceiro longa "Antonia" (2006) gerou a série homônima da Globo, indicada ao Prêmio Emmy.

"Hoje" reúne os parceiros frequentes de Tata Amaral, como o escritor Fernando Bonassi, o roteirista Jean-Claude Bernardet, em colaboração com Rubens Rewald e Felipe Sholl; o diretor de fotografia Jacob Solitrenick, o técnico de som João Godoy, a montadora Idê Lacreta, o projetista de som Eduardo Santos Mendes (em parceria com Luiz Adelmo), e o músico Livio Tragtenberg. 

Não ao próximo 007

O diretor Danny Boyle, de "Quem Quer Ser um Milionário?", pôs fim às especulações que davam conta de sua presença à frente do novo longa do espião 007. Em entrevista para divulgação de "Em Transe", seu novo projeto, o inglês que, apesar de ser fã da franquia, não se considera apropriado para a posição. "Eu realmente não sou o cara para esses filmes. O que fazemos certo é pegar um gênero para chegar ao ´mainstream´. É muito dinheiro, muita expectativa. É a fé dos fãs, é tudo isso. Você tem que ser muito cuidadoso. É muito tentador, é claro", ponderou o diretor.

Chris Nolan

O ator Matthew McConaughey confirmou presença como o protagonista de "Interstellar", ficção científica dirigida por Christopher Nolan ("Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge"). O ator apenas disse que aceitou o papel e não informou mais detalhes sobre o assunto.

Televisão

E quem voltou para a telinha foi a atriz e roteirista Natalia Klein, na nova temporada da série de comédia "Adorável Psicose". Mais afiada do que nunca, ela começou a quarta temporada se casando no Paraguai, bem ao estilo "Se Beber, Não Case!". Todas as quartas, 22h, no Multishow.

No Rio I

José Eduardo Belmonte está filmando no Rio de Janeiro "Alemão", que conta a história de cinco policiais federais que se infiltraram na comunidade para invasão ao Complexo do Alemão, em 2010. No elenco, Caio Blat, Gabriel Braga Nunes, Cauã Reymond e Antonio Fagundes.

No Rio II

Halle Berry estará essa semana no Rio para divulgar "Chamada de Emergência", thriller sobre serial killer, dirigido por Brad Anderson, do cultuado "O Operário". O longa tem estreia prevista para 12 de abril nos cinemas e conta com a carismática Abigail Breslin no elenco.

Panelada, existirá ou não uma sequência de "Procurando Nemo"? (Davi Mello - Recife/PE)

Davi, essa semana a Disney confirmou o lançamento da continuação para 2015. A trama se chamará "Procurando Dory" e terá foco na simpática peixe azul de memória curta. A animação se passará um ano depois do original e trará os antigos personagens de volta, como Marlin e Nemo. Mal podemos esperar!


Diário do Nordeste

Nenhum comentário :

Postar um comentário