07/04/2013

Índios constroem casas e escolas com donativos

MUNDO
«Posto de saúde está quase pronto»
Texto Juliana Batista | Foto Cáritas | 07/04/2013 | 08:23
No Brasil, uma comunidade indígena tem melhorado a sua qualidade de vida através de verbas da Cáritas e de outras entidades. Os fundos estão a ser utilizados para contruir casas e um posto de saúde e, mais tarde, vão permitir a construção de uma escola
IMAGEM
A comunidade indígena Caingangues, que habita no Morro do Osso (Brasil), tem realizado «grandes avanços» desde que se instalou nesse espaço, em 2004. Desde essa altura, a povoação tem vindo a receber apoio financeiro da Cáritas de Rio Grande do Sul (RS), o que tem permitido a construção de novas casas naquele espaço.
Para tomarem conhecimento da realidade vivida no local, membros da Cáritas RS visitaram a comunidade na última semana acompanhados pelo líder indígena Valdomiro She Vergueiro. Segundo este responsável, o apoio financeiro foi essencial para que as primeiras casas fossem construídas. «A Cáritas foi a primeira entidade que nos ajudou, quando ainda vivíamos em barracas», afirmou.
«Naquela época tínhamos medo de ser expulsos a qualquer momento, pois as tendas davam-nos muita insegurança. Parecia algo muito provisório», explicou, citado pelos serviços de comunicação da Cáritas RS. «Hoje estamos a crescer. O posto de saúde está quase pronto, e uma escola virá logo em seguida, o que vai fazer a comunidade muito mais feliz, pois teremos médicos e professores para cuidar das pessoas que moram aqui», sublinhou. Atualmente, a comunidade é composta por 42 famílias que vivem essencialmente da produção de artesanato e trabalhos pontuais, como por exemplo a construção civil.

Nenhum comentário :

Postar um comentário