02/04/2013

IR: já é possível declarar via smartphone e tablet


Receita Federal liberou aplicativo compatível com iOS e Android, mas sistema ainda possui uma série de restrições

Os contribuintes que possuem smartphone ou tablet terão mais uma alternativa na hora de declarar o Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2013. É que, conforme informações divulgadas ontem pela Receita Federal, os aparelhos já podem ser utilizados para efetuar a declaração deste ano, seja ela no modelo simplificado ou completo. A novidade promete atender a um significativo número de pessoas, apesar de estar em uma espécie fase experimental, com uma série de limitações.

Os contribuintes profissionais liberais ou que tenham obtido lucro na alienação de bens não poderão utilizar o aplicativo da Receita para declarar Foto: Tuno Vieira

“É uma grande novidade para os contribuintes e esperamos uma boa adesão no Ceará, até porque, além da comodidade e facilidade, fomos surpreendidos com a informação de que declarações no modelo completo também serão aceitas, o que acaba abrangendo um contingente maior de pessoas”, comenta o superintendente da Receita Federal, Moacyr Mondardo.

No Brasil, aliás, a estimativa é que cerca de cinco milhões de contribuintes já devam fazer sua declaração por meio de um dispositivo móvel. O Fisco espera receber cerca de 26 milhões de documentos este ano.

Restrições

Não poderão usar o novo aplicativo, por exemplo, os contribuintes profissionais liberais ou que tenham obtido lucro na alienação de bens, recebido lucros e dividendos ou rendimentos no exterior, além de rendimentos por doação ou herança.

“Estão impedidos de declarar desta forma qualquer contribuinte que recebe seus rendimentos de pessoa física, que tem dívidas a declarar ou obteve ganho de capital”, acrescenta Mondardo.

O aplicativo da Receita está disponível apenas para aparelhos com sistema operacional Android e iOS (Apple) e já pode ser baixado nas lojas virtuais google.play e App Store, respectivamente. A Receita alerta que a declaração feita pelo sistema operacional da Apple não é salva automaticamente, após o envio do documento ao Fisco. Por isso, o aplicativo apresenta o passo a passo para salvar. Para o sistema operacional Android, o salvamento é automático.

Declarações enviadas

Até às 16h25 de ontem, a Receita Federal havia recebido 129.937 declarações no Estado, o que representa 22% das 590 mil esperadas. O índice é considerado normal até o momento. 


Diário do Nordeste

Nenhum comentário :

Postar um comentário