Em formato cineclube, a III Mostra Unifor de Cinema exibe, hoje e amanhã, produções de professores e alunosA mostra reúne16 curtas-metragens, entre ficções, documentários, videoclipes e animações, produzidos por estudantes e professores da Universidade de Fortaleza
Olhos atentos aos rumos do cinema cearense: a partir de hoje, o Teatro Celina Queiroz, da Universidade de Fortaleza (Unifor) recebe a terceira edição da "Mostra Unifor de CinEMA", com exibição de curtas-metragens realizados por estudantes e professores da instituição. As sessões são gratuitas e abertas ao público, com início às 19 horas. Após as exibições, são realizados debates com os realizadores mediados por professores do curso de Audiovisual e Novas Mídias.
Os filmes selecionados contemplam gêneros diversos, entre documentário, ficção, animação e videoclipe, com foco na experimentação de propostas estéticas. Ao todo, serão exibidas 16 produções, sendo oito a cada noite. "A ideia sintetizar o que está sendo feito na Universidade, em especial, no curso de Audiovisual e Novas Mídias. Reunimos filmes produzidos por alunos dos diferentes semestres", explica o ex-aluno Rômullo Lima, que participou da equipe de curadoria ao lado de estudantes do curso.
De periodicidade semestral, a mostra consegue acompanhar o fluxo das produções, servindo como vitrine de produções recentes. "A mostra é um primeiro passo do vídeo no mercado. Depois da exibição, tem um debate. É o momento que o realizador para e vê onde pode melhorar. Cria-se um ambiente de crítica, de pensamento do cinema", contextualiza o curador.
Este ano, além da produção dos alunos, abriu-se espaço para que professores, que também são realizadores, exibam seus filmes. A ideia, explica, é expandir ao máximo o alcance da mostra dentro da universidade e potencializar trocas, fomentando diálogo com alunos de outros cursos e com os mestres. Antes realizada em um pequeno auditório para os estudantes do curso, a mostra ganha em 2013 uma maior dimensão, com abertura ao público em geral e exibições realizadas no Teatro Celina Queiroz, que tem capacidade para 300 pessoas.
Estreia
O cineasta Carlos Normando é o primeiro a fazer parte da mostra entre os professores. Ele participa com o documentário "Aerodinâmicos", que faz a sua estreia ao público na mostra. O filme retrata a saga do caminhoneiro José Ribamar, o mecânico Francisco Itamar e o eletricista José Lucilane, de Limoeiro do Norte, que construíram artesanalmente um avião. Utilizando motor de Fusca, a aeronave foi testada pelo sanfoneiro Waldonys.
"Vamos exibir filmes como ´Casa das memórias´, realizado pelas estudantes de psicologia Carolina Capelo e Sara Parente; o filme ´Pequenos corações destroçados´, que é o trabalho de conclusão do curso de audiovisual de Maurício Macêdo, resultado de uma jornada de quatro anos. É uma mostra que tem essa ideia de reunir os realizadores de várias esferas e nível técnico e discutir o fazer cinematográfico", completa a professora do curso Bete Jaguaribe.
Programação
Hoje
Não é pra qualquer um
Dr. Religare contra o universo
Um do outro
Casa das memórias
Carmelita
Aerodinâmicos
Oedipus
Os ombros suportam o mundo
Amanhã
Levitico
Desnorte em Novembro
Carmim
Vigia do Lago
Zec
Barcos sem mar
Contramão
Pequenos corações destroçados
Mais informações:
III Mostra Unifor de CinEMA. Hoje e amanhã, às 19h30, no Teatro Celina Queiroz (Av. Washington Soares, 1321 - Edson Queiroz). Gratuito. Veja a programação completa em www.facebook.com/MostraUniforDeCinema
Diário do Nordeste
Nenhum comentário :
Postar um comentário