É a primeira paróquia assumida pela Comunidade em Fortaleza. Projetos de evangelização serão desenvolvidos.
A Arquidiocese de Fortaleza confiou a Paróquia Nossa Senhora do Carmo aos cuidados da Comunidade Católica Shalom, Associação Internacional Privada de Fieis que teve em 2012 a provação e reconhecimentos definitivos de seus estatutos.
A missa de posse aconteceu neste sábado, 6, com a presença do arcebispo Dom José Antonio Tosi. Assume como pároco Pe. Jairo Barbosa e como vigário Pe. Paulo Sérgio. “É algo novo, é a primeira que assumiremos uma paróquia na Arquidiocese. Conosco foram enviados mais sete missionários”, disse Pe. Jairo.
Pe. Jairo esclareceu que os trabalhos desenvolvidos pela comunidade paroquial serão mantidos, “bem como o calendário das missas”. Nestes primeiros meses os paroquianos serão ouvidos. A novidade fica por conta dos trabalhos que serão desenvolvidos segundo o carisma da Comunidade. “Serão projetos de evangelização que ainda estão sendo discernidos. A paróquia é estratégica já que se encontra no coração da cidade”, destaca o padre.
A Comunidade Católica Shalom mantém atualmente em Fortaleza 24 Centros de Evangelização espalhados nos diversos bairros da cidade. “ A Comunidade é uma companhia de pesca. Queremos ir até o encontro do homem desta cidade onde quer que ele esteja para o anunciá-lo a alegria de ser cristão”, afirmou Pe. Sílvio Scopel, responsável pela evangelização da Comunidade em Fortaleza.
Pe. Jairo Barbosa estava como responsável pela evangelização da Comunidade Católica Shalom em Aquiraz onde a instituição possui seu Governo Geral, já Pe. Paulo Sergio desenvolvia atividades pastorais no Centro de Evangelização Shalom da Paz era locutor em emissora mantida pela Associação.
Mais sobre a Paróquia
Em 08 de setembro de 1892, sendo papa reinante o sumo pontífice Leão XIII (1879-1903) e bispo da diocese de Fortaleza Dom Joaquim José Vieira (1883-1912), a igreja então já construída passou a ser chamada Igreja de Nossa senhora do Carmo, mas só foi inaugurada oficialmente em 25 de março de 1906.
O templo dedicado a Nossa Senhora do Carmo ficou temporariamente sem a imagem da padroeira. Importada de Portugal a pedido de Mons. Dantas, ela ficou retida na alfândega.
O padre não tinha como pagá-la. O prazo para retira-la esgotou-se e ela foi leiloada. O comerciante José Rosas que a tirou não quis doa-la à Igreja, apesar dos rogos de Mons. Dantas, por considera-la ‘muito bonita e perfeita’.
Somente depois de adquirir um paratifo, estando gravemente enfermo prometeu ( à Nossa Senhora do Carmo) doa-la se ficasse curado, o que conseguiu pediu, então, a sua esposa D. Sara, que procurasse Mons. Dantas e a entregasse. E consta que ele não morreu do paratifo.
Este fato leva os fieis a valorizarem com grande devoção a imagem de Nossa senhora do Carmo ainda hoje existente sobre o altar-mor.
SEVIÇO
Paróquia Nossa Senhora do Carmo
Praça do Carmo, s/n – Centro
Fone: (85) 3253-1489
DIAS E HORÁRIOS DE MISSAS
Domingo: 08h00min, 10h00min, 17h00min, 18h30min
Terça-feira: 07h30min, 17h00min
Quarta-feira: 07h30min, 17h00min
Quinta-feira: 07h30min, 17h00min
Sexta-feira: 07h30min, 17h00min
Sábado: 07h30min, 15h30min, 17h30min
Por Vanderlúcio Souza, Assessor de Imprensa da Comunidade Shalom
Nenhum comentário :
Postar um comentário