Os bispos reunidos em Aparecida (SP) para a 51ª Assembleia Geral da CNBB entram nesta sexta-feira, 12, no terceiro dia de trabalhos. Na pauta de discussões do dia, um dos principais assuntos é a questão agrária. A Conferência realiza um trabalho de estudo, debate e ajustes do texto que vai publicar sobre o assunto.
O texto a ser discutido foi elaborado por uma comissão de especialistas em questões agrárias juntamente com vários bispos e representantes de organismos e pastorais relacionados com o tema. Este texto, ao final de cinco reuniões, foi apresentado aos bispos do Conselho Episcopal Pastoral (Consep) e hoje foi lançado ao plenário da 51ª Assembleia Geral dos Bispos, em 2013, para se tornar um Documento Azul da CNBB.
Segundo os especialistas presentes nas reuniões, o novo texto será uma atualização de um trabalho da Igreja, de 1980, intitulado "Igreja e os problemas da terra". Atualmente existe também o Documento 99 de Estudos da CNBB, que trata da "Igreja e questões agrárias no início do século XXI", aprovado no ano de 2010.
Para o presidente da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Dom Enemésio Angelo Lazzaris, bispo de Balsas (MA), tratar
"A Igreja, na sua primeira Assembleia Geral, em 1953, em Belém do Pará, já falava das questões do campo. Na segunda, em Aparecida (SP), 1954, o tema central foi Igreja e a Reforma Agrária. Ao menos dez, das 50 Assembleias Gerais da CNBB trataram diretamente de temas como o direito, a justiça, questões agrárias, operárias, sociopolíticas e econômicas. Na 18ª Assembleia, a CNBB teve como tema específico a Pastoral da Terra, que resultou no documento ‘Igreja e os problemas da terra', este documento é que praticamente norteou a Igreja em relação a questões do campo, por isso a necessidade de um documento novo".
Logo no início da manhã, os bispos participaram da Santa Missa e em seguida se dirigiram para o auditório, no subsolo da Basílica Nacional, para uma sessão reservada com o núncio apostólico no Brasil, Dom Giovanni D'Aniello. Por volta de 11h, eles devem retornar ao Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida - CssR, para dar continuidade aos trabalhos.
Fonte: www.cnbb.org.br
Nenhum comentário :
Postar um comentário