08/04/2013

Três Lagoas prepara Congresso Missionário para 2014

As dioceses que compõem o Regional Oeste 1 da CNBB preparam suas agendas para participarem do 3º Congresso Missionário Regional em 2014. O evento acontece em Três Lagoas, sob o tema “Missionários com Cristo, partilha a tua fé” e lema “Como o pai me enviou eu também vos envio”. 

A previsão é reunir 500 congressistas, representantes das dioceses de Três Lagoas, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim e Naviraí, que formam o Regional Oeste 1 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). O 2º Congresso Missionário do Regional Oeste 1 aconteceu em Dourados (MS), em 2010.

Segundo Eloy Costa, coordenador diocesano de Três Lagoas, haverá um encontro preparatório em 27 de outubro deste ano, Dia das Missões, de modo que o Conselho Diocesano de Pastoral irá instituir comissão para gerenciar todo o evento, seguindo orientações do Conselho Missionário Diocesano (Comidi) e do Conselho Missionário Regional (Comire), idealizadores do encontro.

O coordenador diz ainda que algumas definições para o 3º Congresso já estão estabelecidas, como a data de realização de 20 a 23 de novembro de 2014, além de cinco oficinas com vagas limitadas: 1) pastorais sociais; 2) missionariedade dos leigos; 3) infância, adolescência e juventude missionárias; 4) mobilidade humana, impacto urbano e ambientais: movimentos sazonais; 5) organização e sustentação missionária (Comipa, Comidi, Comire, Comina).

A coordenadora do Comire, Rosângela Urt complementa que são 40 vagas para cada uma das seis dioceses, ficando 260 vagas para Três Lagoas com suas comissões de serviço, organização, estruturação e assessoria. Rosângela esclarece que, assim como aconteceu nos congressos anteriores, como o de 2010 em Dourados, o Comire dá todo o suporte de modo que, sendo este em Três Lagoas, haverá uma coordenação local exclusiva para o evento, nomeando-se um coordenador geral para que sua comissão efetive os trabalhos, com articulação das estruturas e preparação das famílias que irão hospedar missionários e missionárias participantes.

CatolicaNet

Nenhum comentário :

Postar um comentário