Neste domingo, 12, a Igreja celebra o 47º Dia Mundial das Comunicações Sociais, e o tema para ser trabalhado, junto às pastorais, comunidades e aos cristãos é: ‘Redes sociais: portais de verdade e de fé, novos espaços de evangelização’.
O Papa emérito de Roma, Bento XVI, ao escrever sobre esta nova tecnologia e nova forma de nos comunicarmos, convida-nos a refletir sobre a importância de nos utilizarmos destas mídias sociais para partilharmos informação, conhecimento, diversão e também evangelizar.
“As redes sociais tornam-se, cada vez mais, parte do próprio tecido da sociedade, enquanto unem as pessoas na base destas necessidades fundamentais. Por isso, as mídias são alimentadas por aparições radicadas no coração do homem”, escreveu Bento XVI em sua mensagem.
Hoje, as redes sociais são utilizadas pelos meios de comunicação católicos para catequizar os cristãos, porque, nos dias de hoje, as pessoas passam muitas horas do seu dia conectadas a elas, e este espaço é uma boa opção para evangelizar. Bento XVI, em sua mensagem, disse: ‘A cultura das redes sociais e as mudanças nas formas e estilos de comunicação colocam sérios desafios àqueles que querem falar de verdade, de valores. No ambiente digital, existem redes sociais que oferecem ao homem atual oportunidades de oração, meditação, partilhar da Palavra de Deus’.
Refletindo sobre a iniciativa deixada pelo Papa Emérito e observando que a juventude está presente neste espaço virtual, o Setor Juventude da Diocese de Lorena (SP), realiza trabalhos pastorais e de incentivo à evangelização entre os jovens nas redes sociais. Segundo o sacerdote responsável pelo setor, padre Alessandro Henrique, a equipe procura evangelizar diante das realidades apresentadas pelos jovens, e os trabalhos foram intensificados, neste ano, por conta da visita dos símbolos da JMJ RIO 2013, os preparativos para a semana missionária e com a participação na jornada.
“A Diocese de Lorena, posso dizer em sua totalidade, conta com uma grande participação de jovens na sua vida paroquial. Mas o mais bonito que vislumbro é o jovem que testemunha sua fé no ambiente onde ele se encontra: escolas, trabalho, círculos de amizade, redes sociais; temos muitos jovens que entenderam a força do Evangelho e não tem vergonha de testemunhar seu amor a Jesus Cristo e à sua Igreja onde quer que se encontrem. Essa é uma riqueza e um dom de Deus para os tempos de hoje, quando, infelizmente, o índice se jovens que se perdem “na vida”e perdem”a vida”, ainda é muito alto’, disse padre Alessandro.
O Setor Juventude da diocese, a espelho da orientação do Bento XVI, procura evangelizar e unir os jovens nas redes sociais.
Com o projeto #eusouchamado, a equipe procura articular e promover trabalhos pastorais voltados para a juventude, assim despertando e plantando uma sementinha de evangelização entre os juvens. O sacerdote explica que as redes sociais se tornaram a linha de comunicação dos grupos com a juventude de Lorena, ou seja, a página do Facebook ‘Eu sou chamado’ tornou-se ponto de encontro e de informação dos jovens que desejam ser evangelizados e evangelizar outras pessoas.
“As redes sociais são os areopágos da juventude atual e nelas nossos jovens se expressam, manifestam suas inquietações, suas indignações, seus sonhos e suas perspectivas de vida. O mais bonito dessa forma de evangelização é jovem evangelizado jovem, evangelizando adulto, jovem evangelizando crianças e vice-versa, sem ser necessário que tenha sido investido ou ordenado para tal”, disse o sacerdote.
Para uma das responsáveis pelo Setor Juventude – diocese de Lorena (SP), Daniela Boncristiano, há dois anos à frente do movimento, a iniciativa de estar presente nas mídias sociais é a maneira encontrada para estar presente no cotidiano dos jovens.
“Fazemos o uso das mídias sociais como ferramentas que chamem a atenção e sejam interativas com os jovens. Procuramos fazer ‘posts’ bem jovens, com boa qualidade visual de temas que evangelizem e toquem na realidade da juventude hoje. Usamos também como meio de divulgação das atividades dos movimentos e grupos pastorais”, explicou Daniela.
Daniela conta que todas as postagens publicadas nas mídias geram um grande saldo positivo, porque os jovens interagem e contribuem com a evangelização de outros jovens.
“Quando usamos temas que desafiem e estimulem a juventude católica a propagar a Palavra de Deus, alcançamos grande repercussão da rede”, testemunha a jovem.
Para evangelizar na internet é preciso ter discernimento para compartilhar informações que estejam de acordo com a Doutrina Cristã, porque as mídias sociais são uma grande ferramenta de comunicação, integração e evangelização. Nós, como cristãos, e especialmente a juventude tão ligada neste mundo virtual, precisa utilizar destes canais para compartilhar a Palavra de Deus no ambiente digital, mas também levar a evangelização para outros lugares. Os canais de conteúdos religiosos oferecem instrução e conhecimento, mas cabe a nós sermos discípulos do ensinamento de Jesus Cristo.
“A Igreja, desde o princípio, vai até os seus fiéis para acolhê-los e evangelizá-los. Foi assim que Jesus saiu com os seus apóstolos. Precisamos usar destes meios de comunicação para fazer chegar a muitos que ainda não conhecem e não experimentaram o Amor de Deus, essa experiência de conversão e transformação de vida”, disse Daniela.
Outro grande desafio apontado pela jovem Daniela, na execução do projeto #eusouchamado, é atingir todas as gerações, pois fazemos parte uma sociedade que está em constante transformação e os católicos, principalmente os que estão à frente dos movimentos e pastorais da juventude, precisam compreender os novos caminhos para evangelizar.
“A evangelização pelas redes sociais é um dos desafios propostos no nosso projeto inicial do setor Juventude Lorena #eusouchamado. ‘O desafio de se comunicar na linguagem y e z, diante desta nova geração e suas redes sociais. A internet não mudou somente a forma como as pessoas produzem, criam, se comunicam e se divertem, mas gerou, e está gerando, uma verdadeira transformação cultural, como diz Bento XVI na mensagem para o 45º Dia Mundial das Comunicações. Com este modo de difundir informações e conhecimentos, percebemos uma nova geração que não perde oportunidades, quer interagir a todo custo e ainda consegue estar conectada às várias realidades, pessoas e situações simultâneas’”, ressalta Daniela.
Canção Nova
Nenhum comentário :
Postar um comentário