15/05/2013

Ataques a civis em cidade sul-sudanesa

MUNDO
Missão no Sudão do Sul
Texto Miguel Marujo | Foto Lusa | 15/05/2013 | 11:14

A ONU expressou a sua profunda preocupação com a deterioração da situação na cidade de Pibor, no estado sul-sudanês de Jonglei, incluindo a recente onda de violência, saques e deslocamento. Governo exortado a tomar medidas imediatas contra os autores
IMAGEM
A Missão da ONU no Sudão do Sul (UNMISS) está especialmente alarmada com os relatos sobre o envolvimento nos incidentes de alguns «membros [que] supostamente desertaram das indisciplinadas forças de segurança», bem como pelas declarações feitas pelo grupo armado de David Yau Yau que exigiram aos civis que deixassem Pibor e os seus arredores, bem como a cidade de Kapoeta, no leste do estado de Equatoria.

Além do «deslocamento significativo da população civil de Pibor», a missão disse, num comunicado, que também tinha recebido relatos de saques generalizados de casas e de instalações da organização humanitária.

O saque de alimentos e outros bens de emergência merece grande preocupação, especialmente tendo em conta a próxima estação das chuvas em Jonglei, segundo a porta-voz da UNMISS, Ariane Quentier.

Nenhum comentário :

Postar um comentário