25/05/2013

Cientistas descobrem como a sensação de coceira é gerada no corpo

Cientistas descobrem como a sensação de coceira é gerada no corpo (Foto: Wayne Wilson/Getty Images)Sensação de coceira é comum, mesmo que nada pareça a estar causando. Agora, cientistas dos Institutos Nacionais da Saúde (NIH, na sigla em inglês), nos Estados Unidos, podem ter descoberto o mecanismo que leva o corpo humano a iniciar esse tipo de sensação na pele. O estudo foi publicado no periódico Science nesta quinta-feira (23).
O responsável principal pelo mecanismo é uma pequena molécula chamada polipéptido natriurético tipo b. Quando ela se conecta a uma célula nervosa específica da medula espinhal, um sinal é enviado ao cérebro. Este, por sua vez, entende que é hora de provocar a sensação de coceira, chamada em termos médicos de prurido.
No estudo, os pesquisadores fizeram testes removendo a molécula ou a célula nervosa de ratos em laboratório. Em ambas as situações, os animais pararam de sentir coceira, mesmo sendo submetidos a diversas substâncias que causam essa sensação. O sinal não era mais recebido pelo cérebro. Assim, chegaram à conclusão de que a coceira é realmente causada por esse mecanismo.
Os resultados ajudam ainda a resolver uma questão científica persistente. “Nosso trabalho mostra que a coceira, que se pensava ser uma forma de dor em um nível baixo, é na verdade uma sensação distinta, exclusivamente conectada ao sistema nervoso”, diz Mark Hoon, principal autor do estudo e cientista dos Institutos Nacionais da Saúde.
Como o sistema nervoso de ratos e seres humanos são semelhantes, os cientistas acreditam que o mecanismo descoberto também existe em pessoas. “Uma grande questão científica continua. Agora, o desafio é encontrar um circuito biológico parecido em seres humanos e avaliar o que está nele. Isso é um começo, não um fim”.
Segundo os pesquisadores, quando este processo for decifrado também em pessoas, será possível estudar a criação de medicamentos que possam interromper a sensação da coceira de forma mais eficiente naqueles em condições crônicas, como os portadores de eczema e psoríase, doenças dermatológicas graves.
Revista Época

Nenhum comentário :

Postar um comentário