Cidade do México (RV) – O México será a primeira sede fora da Europa a hospedar o Pátio dos Gentios, encontro que promove espaços de reflexão e diálogo entre católicos e não-crentes. O Papa emérito Bento XVI, que lançou a iniciativa em 2009, o considera como uma ocasião para a Igreja ir ao encontro da “sociedade pluralista”.
A edição mexicana terá uma série de atividades nas Arquidioceses de México, Puebla e Monterrey, com a presença do Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, Cardeal Gianfranco Ravasi.
O tema central será “Laicidade e Transparência”, e o debate terá representantes da Igreja católica, do mundo acadêmico, intelectual, econômico, social e político do país. A organização do evento, que termina dia 9, está por conta do bispo de San Cristóbal de las Casas, no estado de Chiapas, Dom Felipe Arizmendi Esquivel.
Quando no último mês de abril o Vaticano anunciou a edição mexicana, explicou-se que o país fora escolhido por ser “uma nação emblemática para América Latina por sua história e pela quantidade de católicos”, que constituem 87% da população.
Em entrevista, o sacerdote Eduardo Corral Merino, Secretário- executivo das Dimensiones de Educação e Cultura, disse que no país “há uma grande necessidade de abertura a valores transcendentais, que deem consistência à sociedade... não podemos ficar com as nossas tragédias; devemos ser capazes de definir quais são os nossos grandes déficits e mudar esta realidade”.
(CM)
Rádio Vaticano
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Nenhum comentário :
Postar um comentário