Um guru de botas e chapéu de vaqueiro. Estreante no mercado editorial, o carioca Eduardo Moreira foi um dos autores mais lidos no País em 2012. Ficou em décimo segundo lugar na lista dos mais vendidos de não-ficção, com o livro "Encantadores de Vida". Apostando na arte de vender livros e encantar leitores, ele lança hoje em Fortaleza sua segunda obra, "O Encantador da Montanha".
O escritor Eduardo Moreira lança novo livro. "Com 17 anos, eu sonhava com a história que se passava na Grécia antiga", conta, sobre a origem do romance
Fortaleza é a primeira capital a receber o autor, que inicia seu ciclo nacional de divulgação. O lançamento acontece a partir das 19 horas, na Saraiva do Shopping Iguatemi. Desta vez, Eduardo envereda pelo campo da ficção, narrando a história do encontro de um jovem com o sábio Laevras, de quem se torna aprendiz. A narrativa é construída em torno da busca do jovem pelo autoconhecimento.
Ficção
Embora em gêneros literários diferentes e tendo sido escrito sem a intenção de dar continuidade à "Encantadores de Vida", o autor reconhece pontos de interseções entre as duas histórias. "Os dois são sobre auto-descobrimento. Apesar de um ser ficção e o outro não", avalia Eduardo Moreira.
O romance, segundo conta o autor, teria começado a ser escrito quando o mesmo tinha de 17 para 18 anos, a partir de registro de sonhos, que aconteciam regularmente e eram ambientados na Grécia Antiga.
"Quando terminei ´Encantadores de Vidas´, passei por uma fase difícil. O livro ainda não tinha pego, me divorciei, estava sendo duramente criticado como um profissional do mercado financeiro que se vestia de caubói. Antes de sair para uma palestra, senti que precisava ler alguma coisa, e achei uma edição do livro que tinha escrito anos antes. Quando li, tinha tudo que precisava ler para dar uma levantada. Eu cheguei a conclusão que escrevi aquele livro aos 18 para ler quando tivesse 35 anos", garante.
Eduardo sustenta a veracidade da história narrada na primeira parte, em que ele resgata o processo de feitura do livro. "Com 17 anos, eu sonhava com a história que se passava na Grécia antiga. E o sonho acontecia de vez em quando, sempre entre duas e quatro horas da manhã. No final, eu tinha essa história sobre humildade, lições da natureza. Com 25 anos, descobri que todos aqueles locais sonhados, existiam de verdade", narra. Aos dois capítulos, ele adicionou ainda um terceiro com o poema "O Tempo e o Vento". Após a noite de hoje, o autor segue para Recife e Salvador.
LIVROO encantador da montanhaEduardo Moreira
Editora Record
2013, 160 páginas
R$ 19,90
Mais informaçõesLançamento do livro O Encantador da Montanha. Hoje, às 19 horas na livraria Saraiva do Shopping Iguatemi (Av. Washington Soares, 85 - Edson Queiroz).
FÁBIO MARQUESREPÓRTER
Diário do Nordeste
Nenhum comentário :
Postar um comentário