06/05/2013

Estudantes criam site para ajudar passageiro

Ferramenta usa recursos do Google Maps para informar cidadãos sobre trajetos das linhas de ônibus

Quem utiliza transporte público, com certeza, algum dia, já deve ter tido dúvidas sobre o trajeto de um ônibus ou "topic". Pensando nisso, dois estudantes cearenses criaram uma plataforma na internet para auxiliar os usuários na hora de pegar uma condução. A ideia de um site com informações dos itinerários de coletivos surgiu no final de 2011, quando Felipe de Araújo, de 20 anos, e Victor Hugo, de 19 anos, iniciaram a graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, na Faculdade Integrada do Ceará (FIC). Os jovens decidiram juntar uma necessidade que tinham com a prática aprendida na faculdade.

Felipe de Araújo, de 20 anos, e Victor Hugo, de 19 anos, tiveram a ideia de criar o site "Inponto" a partir da necessidade que sentiam no próprio dia a dia, quando tinham dúvidas sobre quais ônibus poderiam pegar e sobre qual seria o trajeto deles

Inicialmente, os estudantes tinham muitas dúvidas sobre quais ônibus poderiam pegar e também sobre qual seria o trajeto deles. Esses questionamentos acabaram de vez após a criação do "Inponto", site que exibe a localização de todas as paradas de ônibus, o sentido das rotas, a linha que atende melhor à necessidade do passageiro e também como será o seu trajeto. O nome "Inponto" surgiu do termo "em ponto", numa alusão à necessidade do passageiro "chegar na hora" ou "ser pontual".

O lançamento do serviço aconteceu no dia 22 de março deste ano, mas até lá foram cinco meses de muito trabalho e dedicação. Durante um evento sobre tecnologia, os estudantes conheceram funcionários da Astux, uma empresa de desenvolvimento de software e, a partir daí, começaram a receber apoio e orientações. No segundo semestre da faculdade, eles apresentaram o projeto em um evento no Laboratório de Engenharia Elétrica da Universidade de São Paulo (USP) em parceria com a operadora de telefonia Claro. Lá também tiveram a oportunidade de coletar várias dicas. Para ter acesso às rotas, os desenvolvedores utilizam o API (Interface de Programação de Aplicativos) do Google Maps, que é como uma "biblioteca", permitindo a incorporação do serviço de mapas em outros sites.

A plataforma é bem simples. Na parte superior da página do "Inponto", basta preencher o local de origem para aparecer todos os itinerários e, automaticamente, surge uma nova barra para acrescentar o destino desejado. No mapa, pontos verdes sinalizam as paradas de ônibus existentes e setas azuis significam o sentido de toda a rota. Os jovens ainda pensam em aprimorar a ferramenta, criando um "filtro" para apresentar na tela somente o trecho do itinerário que interessa ao passageiro - e não todo o trajeto do ônibus.

Atualmente, as informações dizem respeito apenas a Fortaleza mas, segundo Felipe, um dos objetivos iniciais é acrescentar todas as outras capitais que sediarão a Copa, facilitando também a locomoção de milhares de turistas que virão para o Brasil. São Paulo será a próxima a ganhar espaço no site. Para a capital paulista, além de oferecer informações sobre os ônibus e transportes alternativos, também serão acrescentados os trens e metrôs. Hoje, cerca de 100 pessoas visitam diariamente o site, mas os jovens esperam que, em dois meses, esse número aumente para 5 mil.

Buscando aperfeiçoar o serviço, no final do ano passado, os jovens participaram de reuniões com representantes do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e da Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza. A dupla continua em busca de possíveis parcerias.

Mudanças de rota

Até o final de julho deste ano, os estudantes pensam em lançar uma versão móvel, voltada para as plataformas Android e iOS. Questionado sobre a possibilidade de acabar vendendo o Inponto, Felipe diz que, de início, não pretende passar a ideia para outro, pois tem receio de que um futuro desenvolvedor possa não dar continuidade ao projeto. Seu maior objetivo expandir o Inponto cada vez mais.

Os jovens desenvolvedores também estão de olho nas possíveis mudanças de rota. Com a implantação do "Bilhete Único" em Fortaleza a partir de 15 de junho, vários passageiros mudarão seu trajeto e, por esse motivo, Felipe e Victor pretendem incorporar uma nova função à plataforma, dando ao usuário dicas do melhor caminho para aproveitar o benefício. Os criadores planejam ainda implementar um outro recurso que promete revolucionar o modo como as pessoas têm acesso aos transportes públicos. Trata-se de um serviço que localizará o ônibus em tempo real. "Não precisa ficar perdendo tempo na parada. Só sai de casa quando souber que o ônibus está chegando", declara Felipe. Com esta solução, o usuário ganha em tempo e segurança. Para que esse recurso de localização em tempo real seja aplicado na prática, o projeto depende ainda da colaboração dos órgãos que gerenciam o transporte público na cidade.

Mais informações: A plataforma do Inponto pode ser utilizada, gratuitamente, no site www.inponto.com.br. 


Diário do Nordeste

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