24/05/2013

Hoax com falso “aviso de privacidade” engana usuários no Facebook

Vamos ficar mais atentos, gente! Cuidado com o que é compartilhado nas redes sociais. Um novo hoax, mensagem falsa e repleta de conteúdo ‘alarmante’, cheio de erros de ortografia e concordância, chegou aos perfis brasileiros no Facebook na última semana, iludindo os usuários e disseminando informações incorretas. No texto, amplamente e indiscriminadamente compartilhado pelos usuários, a mensagem afirma que os direitos autorais dos usuários estão ligados a todos os “dados pessoais, ilustrações, quadrinhos, pinturas, fotos e vídeos profissionais, etc”. Graças ao desconhecimento das políticas de privacidade da rede social, além da legislação que rege e defende seus direitos, os usuários pensam estar garantindo sua privacidade reproduzindo o texto, que não possui o menor valor jurídico.
O texto foi refeito a partir de um outro falso “aviso de privacidade” que bombou no Face em setembro do ano passado. No hoax, há ainda uma “ameaça” aos usuários que não reproduzirem a informação em seus perfis: “Se você não publicar uma declaração pelo menos uma vez, você estará tacitamente permitindo o uso de elementos como suas fotos, bem como as informações contidas em suas atualizações de status de perfil.”
Portanto, se “no pleno gozo de suas faculdades mentais” você tem alguma dúvida sobre a privacidade no Facebook, clique aqui e confira as verdadeiras regras que valem. Afinal, quem está no Facebook, declarou ter LIDO e ACEITADO as normas. Com isso, você autoriza a empresa a utilizar seus dados para publicidade direcionada, por exemplo. Não é compartilhando um texto ualquer que todo o passado é ignorado.
Leia o boato que está circulando no Facebook:
Em resposta às novas regras do Facebook, eu declaro que meu direito autoral está anexado a todos minhas informações pessoais, ilustrações, gráficos, quadrinhos, pinturas, fotos e vídeos, etc. (como resultado da Convenção de Berner). Para qualquer uso comercial dos supracitados é necessária minha autorização por escrito!
(Qualquer um lendo isso pode copiar este texto e colar em seu mural. Isso vai colocá-lo sob proteção das leis de direitos autorais). Pelo presente comunicado, eu notifico o Facebook que é totalmente permitido divulgar, copiar, distribuir, disseminar ou tomar qualquer atitude contra mim com base neste perfil e em seu conteúdo. As ações proibidas citadas também se aplicam a funcionários, estudantes, agentes e/ou qualquer equipe sob a direção ou controle do Facebook. O conteúdo deste perfil é privado e confidencial. A violação da minha privacidade é punida por lei (UCC 1 1-308-308 1-103 e o estatuto de Roma).
Encontramos ainda esta outra variação:
No dia 23/5/2013, encontrando-me no pleno gozo das minhas faculdades mentais Eu, Titular desta conta no Facebook, Declaro para quem interessar e em especial para á Empresa Administradora do Facebook que os meus Direitos Autorais estão ligados á todos os meus Dados Pessoais, Comentários, Textos, Artigos, Ilustrações, Quadrinhos Pinturas, Fotos e Vídeos Pessoais e Profissionais, etc. (como resultado da Convenção de Berner). Para uso Comercial dos Itens mencionados acima o Meu Consentimento Será Por Escrito Sempre Necessário. Pelo presente Comunicado, Venho Notificar o Facebook que fica Estritamente Proibido Revelar, Copiar, Distribuir, Divulgar ou tomar qualquer outra Ação contra Mim com base neste perfil ou no seu conteúdo. As Referidas Ações Proibidas também se Aplicam aos seus Funcionários, Estudantes, Agentes ou Membro de Qualquer Equipe sob á Direção ou Controle do Facebook o conteúdo deste Perfil é Privado e suas Informações Confidenciais, á Violação da Minha Privacidade será Punida por Lei (UCC 1 1-308-308 1-103 e Estatuto de Roma) e no Brasil pelo Código de Proteção e Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90). OBS:- O Facebook é agora uma entidade de Capital Aberto todos os membros são aconselhados á publicarem uma nota como está se não publicar uma declaração pelo menos uma vez, estará permitindo o uso das suas informações ou fotos, bem como as informações contidas na sua atualização de status do perfil. pode colar e copiar.
Mais este:
Informo a todos os meus amigos de que dentro de alguns dias fecharei as portas a todos os que não fizerem o que aqui peço. O Facebook mudou as suas configurações de privacidade mais uma vez! Devido ao “gráfico app” novo, qualquer um no Facebook (incluindo em outros países) poderão ver as tuas imagens, Curtidas e Comentários. Agradeço aos que procederem conforme indico e me comunicarem. Terei que excluir os que não evitarem que a minha informação seja acessível ao público. Eu posto fotos de família a que não quero que estranhos tenham acesso! Isso pode acontecer quando os amigos clicam em “Curtir” ou “Comentar” …. automaticamente, os teus amigos iriam ver os nossos posts, também. Infelizmente, não podemos alterar essa configuração por nós mesmos, porque o Facebook foi configurado desta forma.
Como atender ao meu pedido? Por favor coloque o mouse sobre o meu nome acima (não clique). Será exibida uma janela. Agora, move o mouse em “Amigos” (também sem clicar), depois para baixo para “configurações”, clica aí e aparecerá uma lista. Remove a seleção em “Eventos Cotidianos e” Comentários e opções Curtir “. Ao fazeres isso, a minha atividade que quero preservar só entre os meus amigos e familiares já não se torna pública. Agora, copia e cola isto no teu mural. Assim que seu amigo ver esta mensagem postada na sua página, fará o mesmo. Estou fazendo o mesmo por cada um de meus amigos para também protegê-los de “curiosos”. Desde já agradecido

E esta, ainda mais absurda:
Agora é oficial. Saiu na mídia. FaceBook acaba de publicar o seu preço da adesão, taxa de €5,99; para tornar membro ouro e manter a sua privacidade como está. Se você colar isto no seu mural estará livre dessa cobrança. Caso contrário, amanhã suas publicações podem tornar-se públicas Mesmo aquelas mensagens que você excluiu ou fotos quem não autorizou. Afinal não custa nada copiar e colar.
Diário do Nordeste

Nenhum comentário :

Postar um comentário