Na última terça-feira foi anunciado o programa da visita do Papa Francisco ao Brasil em julho próximo, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude. O Papa decidiu incluir no roteiro a visita a uma comunidade e a escolhida foi a Varginha, no Complexo de Manguinhos, uma das zonas mais pobres do Rio de Janeiro. A visita será realizada no dia 25 de julho, quinta-feira, às 10 horas.
A Comunidade da Varginha faz parte de uma ampla favela "pacificada" em virtude do programa de recuperação realizado pelas Autoridades brasileiras. O Santo Padre será acolhido pelo Pároco, pelo Vice-Pároco, pelo Vigário episcopal e pela Superiora das Irmãs da Caridade.
Logo em seguida se dirigirá para a pequena igreja dedicada a São Jerônimo Emiliano onde encontrará alguns membros da comunidade paroquial. Na Paróquia, após um momento de oração, será abençoado o novo altar e o Papa oferecerá um presente à comunidade.
O Santo Padre se dirigirá depois ao campo de futebol, onde estará reunida a comunidade. Ao longo do percurso (cerca 100 m) visitará a casa de uma família da Comunidade. Ali o Papa fará um discurso.
“A expectativa é muito grande, mas ainda não acredito que uma pessoa tão importante venha nesta comunidade tão humilde”, disse uma das primeiras habitantes a instalar-se há 42 anos nesta região pantanosa do Rio.
O Complexo de Manguinhos é formado por 13 bairros, com uma população de cerca 50 mil pessoas. A polícia passou a controlar o complexo em outubro passado, expulsando os traficantes do Comando vermelho, cuja sigla CV ainda está escrita em numerosas fachadas e muros. A periculosidade e a violência da favela a tornaram conhecida como “Faixa de Gaza”.
A moradora Maria da Penha, disse que a chegada da Polícia não colocou fim à venda de drogas nem à violência dentro da favela, mas louvou o gesto do Papa Francisco em visitar os pobres. “O novo Papa é uma pessoa muito simples e Jesus quer simplicidade”, afirmou ela.
Do campo de futebol que o Papa vai visitar, pode-se ver o Cristo Redentor e o Corcovado. Este é mais um dos tantos campos de futebol na periferia das cidades brasileiras, com a diferença que duas vezes por semana acolhe dezenas de jovens que vão treinar na escola de Futebol dirigida por Jairzinho, uma das estrelas da seleção que conquistou o Mundial em 1970.
Ele disse que “todos nós, especialmente os católicos, estamos rezando para que o Papa compareça aqui, traga a graça de sua Bênção e a paz para nós e todo o mundo”. Ele acrescentou que “talvez o Brasil seja o país mais religioso do mundo, tem um segmento católico muito forte e acredito que o Papa estará muito feliz aqui em Varginha”.
CatolicaNet
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Nenhum comentário :
Postar um comentário