Em Moçambique, os membros da diocese de Gurúè realizaram a segunda «Peregrinação diocesana ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima de Mulikela», nos dias 11 e 12 de maio. A iniciativa contou com a presença de «numerosíssimos fiéis» e dos alunos do Seminário Diocesano de São José.
Ao redor do andor com a imagem de Nossa Senhora de Fátima, os peregrinos iniciaram no sábado, 11 de maio, pelas 15h00, a peregrinação rumo ao santuário. Pedro Esquadro, recém-nomeado pároco de Mulekela e reitor do santuário diocesano, fez o acolhimento dos peregrinos, indicando o sentido da peregrinação e os temas escolhidos para a mesma: «Ano da fé», «Ano da evangelização e catequese» e o «XX aniversário da fundação da diocese».
Depois de duas horas de peregrinação, o andor com a imagem de Nossa Senhora de Fátima, aos ombros de quatro sacerdotes, entrou solenemente na igreja do santuário com aclamações e gritos de alegria. Seguiu-se a missa dos peregrinos, presidida por Francisco Lerma, bispo de Gurúè. Durante toda a noite, os fiéis organizados e escalados por turnos, participaram na adoração noturna ao Santíssimo Sacramento.
No domingo, 12 de maio, decorreu a eucaristia da Solenidade da Ascensão do Senhor, durante a qual o padre Pedro Esquadro tomou posse como pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima de Mulikela. Antes da bênção final, Francisco Lerma fez a consagração da diocese a Nossa Senhora.
Com umas palavras de adeus dirigidas pelo pároco e o cântico da Salve Rainha encerrou-se esta segunda «Peregrinação diocesana ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima de Mulikela», primeira paróquia da diocese, fundada em 1040, e primeira igreja dedicada a Nossa Senhora.
Fátima Missionária
Nenhum comentário :
Postar um comentário