Museu da Imagem e do Som, Museu do Ceará, Sobrado Dr. José Lourenço, Ecomuseu Natural do Mangue e Museu da Infância e do Brinquedo são algumas das instituições de memória em Fortaleza que participam da 11ª edição da Semana Nacional de Museus, de hoje até 19 de maio, com programações especiais.
Fachadas do Museu do Ceará, do MIS, da Caixa Cultural e do Sobrado Dr. José Lourenço
O evento, organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), celebra o Dia Internacional dos Museus, comemorado em 18 de maio, e congrega instituições de todo o País. Neste ano, a Semana convida a comunidade a refletir e trocar experiências sobre o tema "Museus (memória + criatividade) = mudança social".
Local
No Ceará, participam 47 museus públicos e particulares, em 28 municípios, com atividades gratuitas. O Museu do Ceará, por exemplo, realiza a visita guiada "Itinerários da museologia social - conhecendo as experiências do Museu Indígena Jenipapo Kanindé, do Ponto de Memória do Grande Bom Jardim e do Museu do Ceará".
Já no Museu de Arte da UFC acontece a exposição "O exercício da Pintura a Óleo", com obras do artista plástico Francisco Wagner.
Para além das atividades desenvolvidas para a ocasião, a Semana também funciona no sentido de oferecer visibilidade a algumas instituições menos conhecidas pelo público. É o caso, por exemplo, do Museu da Infância e do brinquedo, no Pici - que, durante o evento, realiza no espaço da Casa José de Alencar as exposições "Jogos e Brinquedos do Mundo", "Iconográfica: Brincar e a Infância" e "Jogos E Brinquedos Africanos".
Ou do Museu Comunitário da Memória Territorial do Grande Bom Jardim, que realiza a exposição de fotografias (de acervos pessoais doadas ou cedidas) sobre as ações e atividades dos grupos pastorais e missionários atuantes no Grande Bom Jardim nas últimas décadas.
Trajetória
Desde a primeira edição, em 2003, o crescimento da Semana é notório. No início, contou com a participação de 57 instituições museológicas, que realizaram 270 eventos. Com o tempo, tomou grandes proporções e hoje constitui o maior evento mundial do setor. A edição deste ano bateu recorde de inscrições, e contempla em sua programação 3.911 ações espalhadas por todas as regiões brasileiras, abrigadas por 1.252 instituições.
A partir desses resultados, A Semana Nacional de Museus posiciona-se como um dos principais mecanismos responsáveis pelo aumento de visitação aos equipamentos do País. Em termos mais gerais, o evento funciona como instrumento de ampliação e democratização do acesso à cultura e de dinamização das economias locais.
Para auferir tais resultados, o Ibram coordena a Pesquisa da Semana de Museus, realizada desde 2011, e que procura medir os impactos culturais e econômicos tangíveis ou não, proporcionados pelos museus que participam do evento.
Na última pesquisa, segundo material de divulgação do Ibram, o primeiro dado que chama atenção é o aumento de público - que, durante a Semana, sobe cerca de 130% em relação à semana anterior à ação. No mês de maio, quando acontece o evento, a média de público foi 35% superior ao anterior.
SAIBA MAIS
Destaques da programação
- Memorial da Assembleia Legislativa do CE (Av. Des. Moreira, 2807, Dionísio Torres). Dia 15/05, das 10h30 às 12h: lançamento e palestra sobre o 3º volume da coleção Tramas da Memória: Acessibilidade e Linguagens
- Museu da Imagem e do Som (Av. Barão de Studart, 410, Meireles). Dia 16/05, às 19h: palestra interativa e musical: A História Cantada no Brasil em 78 Rotações, com o autor e pesquisador, Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez)
- Museu de Arte da UFC (Av. da Universidade, 2854, Benfica). Dia14, às 18h: abertura da exposição "O exercício da Pintura a Óleo", com obras do artista plástico Francisco Wagner
- Museu do Ceará (R. São Paulo, 51, Centro). Dia 18/05, das 8h às 18h: visita guiada - Itinerários da Museologia Social Local: Museu do Ceará, Ponto de Memória do Grande Bom Jardim e Museu Indígena Jenipapo Kanindé
Mais informações
11ª Semana Nacional de Museus. De hoje até 18 de maio, em vários museus do Estado. Programação completa em www.museus.gov.br
ADRIANA MARTINSREPÓRTER
Diário do Nordeste
Nenhum comentário :
Postar um comentário