30/05/2013

Musical Wojtyla regressa aos palcos

Projeto de homenagem a João Paulo II conta com novas histórias e novo elenco numa digressão que começa no Porto, passa por Braga e regressa a Lisboa

D.R. | Musical Wojtyla
Lisboa, 29 mai 2013 (Ecclesia) – O musical Wojtyla, baseado em testemunhos de pessoas que se cruzaram com o Papa João Paulo II, vai estrear esta sexta-feira no Coliseu do Porto dando início a uma nova temporada, com novidades no elenco e na história.
“É um musical renovado, fizemos uma revisão do guião e percebemos que fazia sentido acrescentar mais histórias, por isso há novidades para quem já viu o espetáculo”, afirma à Agência ECCLESIA a encenadora deste projeto musical, Matilde Trocado, dando conta de um elenco com 17 jovens, cinco dos quais transitam da temporada anterior.
A autora desta “homenagem” ao Papa polaco garante que o sucesso do musical a surpreendeu desde a estreia, em maio de 2010, quando os promotores foram confrontados com inúmeros pedidos para digressão.
“Fizemos uma reflexão para perceber se fazia sentido continuar no projeto e agora fizemo-lo com uma equipa mais disponível e com novas histórias”, explica a responsável cuja vida está marcada por João Paulo II (1920-2005).
“Foi o Papa com quem cresci, foi o Papa da minha juventude, das Jornadas Mundiais e do ano de voluntariado em Timor, onde existe uma ligação muito forte a João Paulo II. Cheguei a conhecer crianças que se chamavam Karol Wojtyla”, explica.
Das marcas na sua vida, Matilde Trocado procurou outras entre livros, registos e testemunhos de portugueses com quem foi contactando para perceber que muitas vidas mudaram por se terem cruzado com Wojtyla.
Para a responsável, o ingrediente de sucesso deste projeto musical que já conheceu o palco de Madrid, nas Jornadas Mundiais da Juventude, em 2011, é o próprio João Paulo II e a “entrega de toda a equipa”.
As receitas da bilheteira desta temporada revertem a favor da Associação para o Tratamento das Toxicodependências.
“Este musical conta a história de vidas que quando se encontraram com João Paulo II mudaram completamente e nós queremos também ajudar a mudar vidas que não veem esperança”, declara a encenadora.
Depois do Porto, o musical Wojtyla vai ser apresentado em Braga, com exibição no Auditório Vita, e regressará ao Teatro Tivoli, em Lisboa, estando ainda em aberto a possibilidade de digressão noutros locais.
A produção vai estar em destaque no Programa ECCLESIA (RTP 2) desta quinta-feira, a partir das 18h00.
LS

Nenhum comentário :

Postar um comentário