26/05/2013

Mutirão é lançado para preparar Fortaleza

Prefeitura e Governo do Estado anunciam que vão promover melhorias urbanas nas principais avenidas de acesso à Arena Castelão até o início da Copa das Confederações
NOTÍCIA
TATIANA FORTES/ESPECIAL PARA O POVO
Durante o lançamento do mutirão, Cid Gomes e Roberto Cláudio equiparam-se com roçadeiras para fazer demonstrações
 A Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Estado lançaram, na manhã deste sábado, um mutirão para preparar a Capital para a Copa das Confederações, que ocorrerá no próximo mês. O objetivo é realizar uma série de melhorias urbanas nos principais corredores que darão acesso à Arena Castelão e envolver a população nesse trabalho.

O trabalho foi iniciado na pista de skate da avenida Raul Barbosa. O governador Cid Gomes e o prefeito Roberto Cláudio colocaram a mão na massa. Os dois capinaram um pequeno trecho do canteiro central e RC iniciou a pintura de um dos postes da via. “Para além das obras, a gente precisa dar um novo visual para Fortaleza”, comentou o governador Cid Gomes. O objetivo é repetir a ação a cada sábado em um corredor diferente.
Também foi anunciada a criação do “Pacto de Fortaleza pela Copa do Mundo”, com o intuito de discutir a preparação da cidade para o evento com a inciativa privada. “Vamos reunir diversos setores em câmaras temáticas”, afirmou o secretário especial da Copa de 2014 em Fortaleza (Secopafor), Domingos Neto.
Até a Copa das Confederações, apenas duas obras de infraestrutura ficarão prontas. Uma é a própria Arena Castelão. A outra é a avenida Alberto Craveiro - entre a ponte sobre o rio Cocó e o estádio. Segundo Roberto Cláudio, 85% das obras na avenida Alberto Craveiro já estão prontas. “Mesmo tendo recebido essa obra com menos de 2% de execução, sem nenhum projeto executivo, sem desapropriação e, pior, sem recurso para realizá-la”, enfatizou o prefeito, alfinetando a gestão anterior, da então prefeita Luizianne Lins.
Porém, segundo Domingos Neto, não será possível concluir tudo até junho. O túnel que passaria por baixo da nova rotatória -atendendo o fluxo Paulino Rocha/Dedé Brasil - só ficará pronto em 2014. Porém, o secretário garante que as alças da rotatórias ficarão prontas até a Copa das Confederações, garantindo o acesso à Arena Castelão.
No lançamento do mutirão, também foi assinada a ordem de serviço para a reforma de equipamentos de lazer no Parque do Cocó (como pistas de skate e de cooper, além de quadras de vôlei) no prazo de 30 dias.
ENTENDA A NOTÍCIA
Falta menos de um mês para o início da Copa das Confederações. Em Fortaleza, o primeiro jogo será realizado no dia 19 de junho, quando a seleção brasileira enfrentará o México.
Bastidores
O governador Cid Gomes mostrou-se incomodado com as perguntas relacionadas à crise na Polícia Militar. “Eu não vejo crise”, afirmou.
Cid garantiu que haverá esquema de segurança para a Copa das Confederações: “Teremos uma Copa boa, tranquila, com segurança e a cidade bem arrumada”.
A reportagem iniciou a seguinte pergunta: “Governador, o irmão do senhor, Ciro Gomes, tem ...”. O governador interrompeu o questionamento e disse: “Olha, não vou tratar disso aqui. Tá certo? Estou aqui para falar do mutirão. Alguém quer ouvir o prefeito aí?”. Neste momento, Roberto Cláudio assumiu a fala na coletiva de imprensa.
No palanque, Cid pediu aos os fortalezenses para pintarem os muros e limparem a frente das casas, para deixar a cidade pronta para o torneio.
Ao fim, Cid Gomes e Roberto Cláudio pegaram roçadeiras para iniciar os trabalhos na avenida Raul Barbosa. O governador conduziu o equipamento ligado em meio à multidão, preocupando parte de sua assessoria.

Nenhum comentário :

Postar um comentário