10/05/2013

Oração dos cinco dedos - Papa Francisco


Eis um método de oração estimado e querido do Papa Francisco. 
Certamente que é uma grande ajuda à nossa forma de rezar que envolve todas as dimensões da vida de cada um: pessoal, comunitária, cósmica e espiritual.
Muitas vezes não sabemos o que rezar, o que pedir, e as vezes até pensamos que o melhor é não pedir nada e só agradecer. Contudo, não só podemos como devemos pedir a Deus tudo quanto precisamos e entendemos como importante e necessário para todos. 
No Evangelho São Lucas Jesus diz: "Pedi e ser-vos-á dado; procurai e encontrareis; batei e abrir-se-vos-á; porque todo aquele que pede, recebe; quem procura, encontra; e ao que bate, abrir-se-á. qual o pai de entre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma serpente? Ou se lhe pedir um peixe, lhe dará uma serpente? ou se lhe pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Se vós que sois maus dais coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o vosso pai que está nos céus dará o Espírito Santo àqueles que lho pedem!"
Assim, a oração dos cinco dedos é um excelente guia para não só saber o que pedir, mas também para sabermos quais petições são mais importantes. 

Aqui fica:

1. O dedo polegar é o que está mais perto de ti.
Assim, começa por orar por aqueles que estão mais próximo de ti. São os mais fáceis de recordar. Rezar por aqueles que amamos é «uma doce tarefa«.

2. O dedo seguinte é o indicador: reza pelos que ensinam, instruem e curam. Eles precisam de apoio e sabedoria ao conduzir outros na direcção correta. Mantém-nos nas tuas orações.

3. A seguir é o maior. Recorda-nos os nossos chefes, os governantes, os que têm autoridade. Eles necessitam de orientação divina.

4. O próximo dedo é o anelar. Surpreendentemente, este é o nosso dedo mais débil. Ele lembra-nos que devemos rezar pelos débeis, doentes ou pelos atormentados por problemas. Todos eles necessitam das nossas orações.

5. E finalmente temos o nosso dedo pequeno, o mais pequeno de todos. Este deveria lembrar-te de rezar por ti mesmo. Quando terminares de rezar pelos primeiros quatro grupos, as tuas próprias necessidades aparecer-te-ão numa perspectiva correcta e estarás preparado para orar por ti mesmo de uma maneira mais efectiva.

Deus nos abençoe a todos. Boa oração!

Nenhum comentário :

Postar um comentário