21/05/2013

Questões indígenas debatidas em Nova Iorque


A sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, recebe a partir desta segunda-feira, 20 de maio, o «Fórum permanente sobre questões indígenas». A 12ª sessão da conferência irá reunir, até 31 de maio, comunidades indígenas de todo o mundo. Juntos vão discutir direitos nos setores da educação, saúde e cultura. Ao longo destes dias, James Anaya, relator especial da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre os Direitos dos Povos Indígenas, terá reuniões individuais com representantes dos povos e organizações. 

Este responsável irá ouvir as preocupações das comunidades indígenas, em especial relatos sobre violações dos direitos humanos. No primeiro dia da conferência, irá decorrer uma discussão sobre a situação dos indígenas na África, e num evento paralelo, participantes do sexo feminino vão partilhar testemunhos e ações de combate à violência. Noutra ocasião, será ainda discutida uma estratégia global de habitação sobre indígenas e áreas urbanas. 

De acordo com a Rádio das Nações Unidas, as comunidades da África, América Latina e Ásia vão partilhar experiências sobre angariação de função. Este fórum será também uma ocasião para discutir detalhes da «Conferência mundial sobre os povos indígenas», que irá ocorrer no próximo ano. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), existem mais de 370 milhões de povos indígenas, que estão a viver em 90 países.


Fátima Missionária

Nenhum comentário :

Postar um comentário