12/05/2013

Santuário prepara peregrinação de maio

Pontificado de Francisco e Jornada Mundial da Juventude vão ser consagrados a Nossa Senhora

D.R.
Fátima, Santarém 10 mai 2013 (Ecclesia) - Centenas de milhares de pessoas são esperadas em Fátima, para a peregrinação internacional este ano sob a presidência de D. Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, Brasil, que em julho acolhe a Jornada Mundial da Juventude.
A peregrinação, que evoca a primeira aparição de Nossa Senhora aos Pastorinhos, a 13 de maio de 1917, terá como tema “A Deus nada é impossível” (Lc 1, 37) e conta com uma oração, na segunda-feira, para a consagração do pontificado do Papa Francisco a Nossa Senhora de Fátima.
“O Papa Francisco pediu expressamente a D. José Policarpo, cardeal‑patriarca de Lisboa, que participou no conclave que o elegeu, para consagrar o seu ministério pastoral, como sucessor de Pedro, a Nossa Senhora de Fátima”, referia o comunicado final da última assembleia plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).
Os bispos decidiram que a consagração vai ser feita por D. José Policarpo, também presidente da CEP, no final da peregrinação de maio à Cova da Iria (Distrito de Santarém, Diocese de Leiria-Fátima).
D. Orani João Tempesta escreveu, por sua vez, aos fiéis da Arquidiocese do Rio para revelar o desejo de “consagrar toda a Jornada Mundial da Juventude, os seus jovens, os colaboradores e organizadores”.
Na mensagem, disponibilizada na página da arquidiocese na internet, o prelado manifesta  a sua intenção de pedir à Virgem Maria que “interceda por todos e ensine a dizer sim ao Senhor, para que o seu plano de amor e salvação se cumpra”.
“A mensagem de Fátima é cheia de esperança, exigente e ao mesmo tempo confortadora, anunciada a todos os homens e mulheres de boa vontade, particularmente num mundo violento que clama por paz e por justiça”, escreve.
No mesmo texto, D. Orani Tempesta descreve situações de violência social, de furtos e mesmo de morte, e apela à “mudança de mentalidades” em especial na “revalorização da família”.
OC/LS

Nenhum comentário :

Postar um comentário