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A criação de capital social, a partir da união entre múltiplos parceiros e capacitação de lideranças, é fundamental para a sustentabilidade de ações sociais. Esta foi uma das conclusões do debate na manhã desta terça-feira, 4 de junho, em Fortaleza, entre redes de educação integral do Ceará, reunidas no IV Encontro de Acompanhamento e Formação do Programa pela Educação Integral, do Fundo Juntos pela Educação. As discussões foram coordenadas por Domingos Armani e Dalva Correa, consultores em sustentabilidade. Participam do encontro representantes dos quatro projetos apoiados pelo Fundo Juntos pela Educação no Ceará.
Armani destacou a importância do capital social para a sustentabilidade, acima da captação de recursos financeiros para a manutenção das atividades de uma organização ou de redes sociais. "Se a sociedade não conhece o trabalho da organização ou rede social, e se esse trabalho não é reconhecido como importante, a sustentabilidade das ações ficará mais difícil. Será mais difícil captar recursos para mantê-las”, acentuou.
"A comunidade deve assumir um projeto social”, concordou a geógrafa Nádia Helena Oliveira Almeida, presidente da Fundação TERRA, proponente do projeto Ecomuseu de Maranguape, desenvolvido no distrito rural de Cachoeira, em Maranguape.
A relevância da continuidade das ações de organizações e redes sociais foi destacada, entre outros, por Vânia Girão Linhares, coordenadora do Projeto a Hora do Jogo, implementado em Horizonte. "Muitas organizações e redes sociais prestam serviços, absolutamente gratuitos para a população, que complementam o cumprimento do Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes. Então, a continuidade dessas ações é fundamental para muitos”, acentuou.
O sociólogo Armani lembrou que a sustentabilidade de ações sociais nem sempre depende apenas das organizações e redes. "Algumas ações são mais sustentáveis dependendo do contexto histórico, econômico e político. E o atual contexto não é muito favorável para essas ações. Mas as organizações e redes sociais podem se articular para influenciar nesse contexto, e nesse sentido um projeto estratégico de comunicação é essencial”, completou.
O Fundo Juntos pela Educação é constituído pelo Instituto Arcor Brasil e Instituto C&A. O Programa pela Educação Integral apoia sete projetos em Pernambuco e Ceará. Cada projeto está baseado em uma rede composta por escolas públicas, organizações sociais e outros serviços públicos. São redes formadas para promover o desenvolvimento integral, através de oportunidades educativas que abordem todas as dimensões, de crianças, adolescentes e jovens destas comunidades.
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