Houston. O robô Curiosity, da agência espacial norte-americana, a Nasa, descobriu mais indícios da existência de água em Marte. O Curiosity chegou na superfície de Marte, em agosto de 2012, e foram feitas fotografias de várias áreas. Também foram examinadas 515 pedras. Algumas tinham a superfície redonda e lisa como se viessem de leitos de rios. O estudo está publicado na revista Science.
O robô, desde agosto do ano passado, fez fotografias e examinou 515 pedras na superfície de Marte FOTO: REUTERS
O diretor do grupo de investigação sobre o planeta vermelho no Instituto Niels Bohr, Morten Bo Madsen, disse que as descobertas oferecem mais pistas sobre o passado de Marte. Se atualmente o planeta é árido, os cientistas encontraram provas de que a água fluiu na sua superfície há milhões de anos. Os robôs Spirit e Opportunity, ambos da Nasa, tinham encontrado sinais da existência passada de água.
Em março, a agência espacial informou que a análise de uma amostra de rocha recolhida pelo Curiosity revelou que Marte teve condições para abrigar vida em forma de micróbios. Os cientistas identificaram enxofre, nitrogênio, hidrogênio, oxigênio, fósforo e carbono, que são alguns elementos essenciais à vida.
Marte possui uma quantidade considerável de gelo, mas sua atmosfera atual é muito fina para permitir a existência de cursos d´água. O objetivo da missão Curiosity é trazer mais informações sobre as condições do ambiente no passado, e revelar se o planeta já reuniu condições necessárias para a vida.
Estudo
Estudo publicado ontem pela revista "Science" reforça as evidências de que rochas encontradas em Marte são parte de um leito de rio. "Completamos uma quantificação dos afloramentos para caracterizar a distribuição de tamanho e a redondeza dos pedregulhos e da areia que formam esses conglomerados", disse Rebecca Williams, pesquisadora do Instituto de Ciência Planetária em Tucson, no Arizona.
Diário do Nordeste
Nenhum comentário :
Postar um comentário