«Estes números evidenciam uma extraordinária adesão e mostram que a solidariedade dos portugueses é maior do que a crise», destaca a responsável. «Os resultados impressionam tanto mais quanto sabemos que muitos dos que contribuem estão numa situação muito difícil e provam ainda que os portugueses se unem quando acreditam e quando os projetos são claros e mobilizadores», explica Isabel Jonet.
Os gêneros alimentares recolhidos serão distribuídos a partir da próxima semana a 2.221 instituições de solidariedade social, que os entregam a 389.200 pessoas, sob a forma de cabazes de alimentos ou refeições confeccionadas. A ação solidária, que teve como lema «Não perca esta oportunidade de ajudar quem mais precisa: compre 2 leve apenas 1», decorreu em 1.181 superfícies comerciais das zonas de Abrantes, Algarve, Aveiro, Beja, Braga, Coimbra, Cova da Beira, Évora, Leiria-Fátima, Lisboa, Oeste, Portalegre, Porto, São Miguel, Santarém, Setúbal, Terceira, Viana do Castelo, Viseu e Madeira.
Na última campanha similiar, em dezembro, os bancos alimentares recolheram 2.914 toneladas, quase mais 500 do que na recolha do último fim de semana. Segundo os dados da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome, em 2012 foi distribuído um total de 28.323 toneladas de alimentos (com o valor estimado de 39.651 milhões de euros), numa média diária de 113 toneladas por cada dia útil.
Fátima Missionária
Nenhum comentário :
Postar um comentário