21/07/2013

A hospitalidade é uma exigência da vida cristã

Padre José Fernandes De Oliveira*

 Nesta celebração eucarística deste 16o. domingo do tempo comum, o evangelista Lucas nos recorda mais um episódio do ministério pastoral de Jesus. Este se encontra na casa de suas amigas Maria e Marta. Enquanto Marta cuida dos serviços de casa, Maria se senta junto de Jesus para ouvi-lo. Marta reclama de Jesus o comportamento da irmã. Jesus a transquiliza: Marta, tu te preocupas demais, Maria escolheu o melhor. Três lições podem ser colhidas desse episódio. 1. A amizade de Jesus para com esta família. Ser amigo de Jesus é de suma importância para se ter uma vida cristã produtiva para a nossa salvação; amizade que deve ser estendida nos nossos relacionamentos humanos. 2. 

A hospitalidade é uma exigência da vida cristã. Hospedar alguém significa por-se a seu serviço, entrar em diálogo, gastar tempo. Não podemos acolher pessoas sem que haja alguma modificação em nós. Acolher a outro não é apenas lhe dar abrigo, trata-se antes de abrir o coração para o próximo, todo próximo que se aproxima de nós ou de quem nos aproximamos. É toda atitude de acolhimento entre esposos, entre pais e filhos, entre irmãos, entre os vizinhos, no trabalho, nas comunidades eclesiais.

Acolher bem é acolher a Jesus que nos procura angustiado por uma palavra, desejoso de uma atenção, faminto e necessitado de vestimenta, jogado nos corredores dos hospitais suplicando o atendimento médico, Acolher Jesus na sua Palavra e na Eucaristia. 3. Viver a vida cristã na oração e no trabalho. Isso porque devemos cuidar das coisas terrenas, sem nos esquecermos que somos cidadãos do céu. Viver na terra, cuidando do necessário para a nossa vida terrena, mas sempre olhando para as coisas do alto, porque somente estas são definitivas.

*Presidente do Tribunal Eclesiástico do Ceará e professor de Direito e de Homilética(como fazer homilias) na Faculdade Católica de Fortaleza - CE

Nenhum comentário :

Postar um comentário