20/07/2013

A NOVA JUVENTUDE CATÓLICA

No dia 22 de julho às 16 horas, o Papa Francisco irá desembarcar no Brasil e dirá em Aparecida e no Rio de Janeiro, o que a Igreja Católica espera dos jovens do mundo. O pontífice encontrará no País, durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontece entre os dias 22 e 29 deste mês, mais de dois milhões de jovens de toda parte do mundo, bem diferentes dos jovens que os Papas João Paulo ll e Bento XVI encontraram nas suas visitas ao país. Os jovens católicos participaram ativamente nas manifestações organizadas por estudantes em junho próximo passado. O Papa deve dialogar com os jovens indicando os caminhos que eles devem percorrer.
A juventude brasileira é marcada por uma extrema diversidade e manifesta as diferenças e as desigualdades sociais que caracterizam nossa sociedade. Segundo os estudos da CNBB, No.93, e intitulado “Evangelização da juventude – desafios e perspectivas pastorais”, encontramos a seguinte observação: “Dentro as várias diferenciações que recortam a juventude, estão as de classe social, cor, etnia, sexo, local de moradia (…) além das variações relativas ao gosto musical ou estilo cultural e as pertenças associativas, religiosas e políticas” (cf. No. 27). Entre os jovens católicos engajados nas várias pastorais da juventude o Papa vai encontrar os seguintes fatores: a) uma grande preocupação com as famílias b) o desejo de se alimentar com a Palavra de Deus; c) um esforço para aprofundar sua vida espiritual; d) uma luta para uma educação de qualidade; e) um trabalho em defesa da vida; f) a condenação da violência no campo e na cidade; g) a erradicação da corrupção; h) uma luta contra as drogas; i) uma preocupação com a gravidez na adolescência; j) o limitado acesso às atividades esportivas, lúdicas e culturais; k) a disparidade de renda; e, l) o desejo para acabar com a pobreza e a defesa dos direitos dos pobres, algo muito perto do coração do Papa. Os jovens acreditam que o Papa Francisco mencionará esses fatores nos seus discursos e homilias durante sua visita.
Nós achamos que nestes discursos e homilias o Papa deverá fazer um apelo para que os jovens valorizem menos as coisas materiais e fortaleçam os laços espirituais. Várias vezes o Papa externou sua preocupação com os pobres e um estilo simples de vida e acreditamos que estes dois tópicos serão abordados por ele. A juventude católica hoje enfrenta dificuldades com drogas, violência, sincretismo religioso, consumismo, individualismo e hedonismo etc. Devido a influência da mídia, jovens católicos hoje têm dificuldades na área da moralidade com assuntos como: aborto em casos em estupro, sexo antes do casamento, casamento entre pessoas do mesmo sexo, homossexualismo, casais numa segunda união, o aumento de suicídios de jovens etc. Muitos jovens estão esperando o novo Papa oferecer uma orientação segura sobre estes tópicos.

Pe. Brendan Coleman Mc Donald, Redentorista e Assessor da CNBB, Reg. NE1

Nenhum comentário :

Postar um comentário