14/07/2013

Cid Gomes reconhece que parte de viagem durante protestos foi passeio


Cid Gomes admite passeio em viagem (Ricardo Stuckert/Instituto Lula)
BRASÍLIA — No auge dos protestos que ocuparam as ruas das principais cidades brasileiras, o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), embarcou para uma viagem de 14 dias, que tinha como destino a Coreia do Sul. Segundo sua assessoria, no roteiro rumo à Ásia, onde faria contatos comerciais, ele faria uma escala na Europa para descansar. Mas acabou ficando só na Europa, de onde, depois de passagem pela Itália, teria zarpado em um cruzeiro com amigos no Mediterrâneo, passando pela Croácia. Depois que o deputado estadual Heitor Ferrer (PDT) lançou a campanha no Facebook “Cadê o governador?” e impetrou requerimento de informações sobre países visitados, passagens, hotéis e contratos assinados, Cid Gomes disse nesta sexta-feira, no Twitter, que parte da viagem foi a passeio, porque “ninguém é de ferro”.

No período em que o governador esteve ausente, o vice Domingos Filho (PMDB) também viajou para Arábia Saudita e Israel, segundo sua assessoria, numa agenda “mix”: parte oficial e parte particular. O comando do governo foi entregue ao presidente da Assembleia Legislativa, José Albuquerque (PSB).
“Parte da minha agenda foi de eventos oficiais e que estão publicados no Diário Oficial. Outra parte foi particular, sem pagamento”, admitiu Cid Gomes, no Twitter, justificando: “Eu sou de carne e osso e fisicamente preciso, vez por outra, de um descanso...”.
A viagem para a Coreia, motivo principal de sua ausência do país, não aconteceu. Mas, segundo a sua assessoria, Cid teve trabalho na Itália, onde visitou fábricas de trens que estão preparando vagões e máquinas para o metrô de Fortaleza, além da fábrica de elevadores da Hyundai. Também teria assinado convênios para investimentos no campo. Ferrer pediu cópia dos convênios assinados.
— A Assembleia Legislativa, que é o poder que controla os atos de governo, não sabe para onde o governador foi — diz Ferrer, que não tem muita esperança de ver o requerimento aprovado, já que a oposição ao governador é minoria.
Iate de empresário
Sobre a polêmica viagem, circulam informações, não confirmadas, de que Cid Gomes teria viajado em um iate do empresário Alexandre Grendene, sócio da indústria de calçados com filial no Ceará, e que na última eleição doou R$ 1,2 milhão para a reeleição do governador.
Logo depois da reeleição, em 2011, Cid embarcou com a mulher num jatinho de Grendene para passeio nos Estados Unidos. Na época, Heitor Ferrer também pediu investigação na Assembleia, mas seu pedido foi derrotado por 40 votos a um.


© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário