20/07/2013

Fracassam negociações para acabar com crise política em Portugal


Líder do partido socialista português António José Seguro em 2 de julho de 2013
O chefe da oposição socialista anunciou nesta sexta-feira, 19, o fracasso das negociações com a coalizão de direita no poder em Portugal, destinadas a alcançar um "pacto para a salvação nacional" para superar a crise política.
Antonio José Seguro declarou que os dois partidos da coalizão governamental "tornaram impossível o pacto de salvação nacional" que o presidente do país, o conservador Aníbal Cavaco Silva, tinha pedido, para garantir o êxito do plano de resgate internacional concedido a Portugal em maio de 2011.
"Durante esta semana, lutamos para que o governo ponha fim a sua política de austeridade", declarou o secretário geral do partido socialista.
Seguro explicou que, durante as negociações, que começaram domingo, havia dois pontos de vista irreconciliáveis. Seguro defendeu "dar uma nova guinada a Portugal, já que os portugueses não suportam mais sacrifícios".
"Continuarei lutando por uma renegociação de nosso programa de ajustes", prometeu.
Portugal se comprometeu em implantar um plano de cortes e reformas em troca de um empréstimo internacional de 78 bilhões de euros que provocou uma recessão econômica e uma taxa de desemprego maior que o previsto.
Esta crise política teve início com a renúncia de dois ministros chave no começo do mês.
AFP - dom total

Nenhum comentário :

Postar um comentário