19/07/2013

Ibope confirma queda de Dilma

Por Eduardo Simões
São Paulo - Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira confirmou forte queda nas intenções de voto na presidente Dilma Rousseff nas eleições do próximo ano e, pela primeira vez, mostrou a presidente empatada tecnicamente em um eventual segundo turno contra a ex-senadora Marina Silva (sem partido).
A intenção de voto na presidente Dilma para a disputa presidencial do ano que vem despencou 28 pontos desde março, de acordo pesquisa Ibope feita para o jornal O Estado de S. Paulo e divulgada no site do jornal.
Dilma aparece com 30 por cento da preferência do eleitorado, ante 58 por cento em março, em um cenário de disputa com a ex-senadora Marina Silva, que busca fundar um novo partido, o presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB).
Outras pesquisas de opinião já haviam mostrado forte queda na popularidade e nas intenções de voto de Dilma após as manifestações de junho, mas nas simulações de segundo turno, a presidente aparecia com vantagem em relação aos demais candidatos.
Marina foi a que mais se beneficiou da queda da presidente, subindo 10 pontos percentuais, para 22 por cento das intenções de voto. Aécio aparece com 13 por cento, contra 9 por cento em março, e Campos soma 5 por cento, ante 3 por cento.
O percentual de entrevistados que afirmou que anularia o voto ou votaria em branco dobrou entre os dois levantamentos, para 18 por cento.
Desde a onda de manifestações apartidárias e convocadas pelas redes sociais que chegou a levar mais de 1 milhão de pessoas às ruas de todo o país em junho, tanto a aprovação ao governo Dilma quanto sua popularidade pessoal têm caído nas pesquisas.
O Ibope também pesquisou cenários de um eventual segundo turno. Na simulação de um segundo turno entre Dilma e Marina, a pesquisa Ibope mostra Dilma com 35 por cento e Marina com 34 por cento.
Em um segundo turno contra Aécio, Dilma aparece com vantagem de 12 pontos percentuais, com 38 por cento a 26 por cento. A presidente também aparece à frente na simulação com Campos: 39 por cento a 19 por cento.
O Ibope entrevistou 2.002 pessoas em 140 municípios entre os dias 11 e 14 de julho. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.
Lula e Barbosa
Um dos cenários simulados pelo Ibope retira Dilma da disputa e coloca o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como candidato do PT. Segundo o instituto, o ex-presidente teria desempenho melhor do que o de sua sucessora e afilhada política.
Na simulação, Lula aparece com 41 por cento das intenções de voto, contra 18 por cento de Marina, 12 por cento de Aécio e 3 por cento de Campos.
Lula tem rechaçado a possibilidade de voltar a disputar a Presidência declarando apoio à reeleição de Dilma e, embora o "Volta Lula" tenha simpatizantes dentro do PT, a cúpula do partido já descartou a possibilidade e pediu união da legenda em torno de Dilma.
O instituto também fez um cenário com cinco candidatos. Além de Dilma, Marina, Aécio e Campos, o Ibope incluiu o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, que já declarou publicamente não ter "vontade" de se candidatar à Presidência.
No cenário com Barbosa, Dilma aparece com 29 por cento da preferência, seguida de Marina com 21 por cento, Aécio com 12 por cento, Barbosa com 6 por cento e Campos com 5 por cento.
Num eventual segundo turno entre a presidente e Barbosa, Dilma teria 40 por cento, ante 22 por cento do magistrado.
Num cenário em que Barbosa fosse candidato e Lula disputasse no lugar de Dilma, o ex-presidente aparece com 39 por cento, Marina tem 17 por cento, Aécio com 12 por cento, o presidente do STF com 6 por cento e Campos com 3 por cento.
Reuters
Dom Total

Nenhum comentário :

Postar um comentário