18/07/2013

O coração do mundo pulsa aqui - Semana Missionária em SP

Ir. Rosa Clara, mc
Esta é a expressão que encerra o pleno significado do que está acontecendo nas dioceses, arquidioceses, paróquias e comunidades católicas do Brasil: A ‘Semana Missionária ou Pré-Jornada', de 16 a 21, que antecede a JORNADA MUNDIAL JUVENTUDE no Rio de Janeiro de 21 a 28 deste mês.
Os "Jovens Peregrinos chegaram com muito gás dispostas a vivenciarem com intensidade uma experiência diferente, talvez única em sua vida. Eles/as vieram de longe ou de perto para um grande e importante encontro com outros jovens do mundo inteiro e com o Papa Francisco; mas sobretudo, um encontro com a Pessoa de Jesus Cristo'. O Brasil os/as aguardava e os recebeu de braços abertos.
A preparação remota e próxima foram intensas, pois queríamos aproveitar a oportunidade para mostrar ao mundo o porquê o Brasil e o povo brasileiro é chamado "um povo caloroso e acolhedor"; e também para mostrar como, também as crianças e os adultos se envolveram nesta experiência. Após atividades e conscientização, não foi difícil envolver pequenos e grandes nesse megaevento, do qual todos esperam frutos preciosos para o Brasil e para o mundo.
O Centro de Animação Missionária na Pedra Branca - Região Norte Santana - Setor Mandaqui - São Paulo-SP, acolheu um batalhão de 275 Jovens e acompanhantes, provindos dos vários países onde a Congregação da CONSOLATA está missionando: África, Europa, da Ásia, América Latina, e claro, de muitos Estados brasileiros. O que se poderia pensar numa total confusão, tudo foi se ajeitando com naturalidade, a começar pelo idioma, que não foi e não será nenhum problema. Para a hospedagem, contamos a colaboração generosa e alegre de muitas famílias da Comunidade S. Marcos, das missionárias da Consolata da Casa Regional e do Colégio Consolata a quem agradecemos de antemão. Para o trabalho de ‘logística', contamos com a preciosa colaboração dos LMC = Leigos Missionários da Consolata e um batalhão de Voluntários/as de vários grupos e comunidades que estão se doando sem medir esforço. A cada um e a cada uma, o Deus lhes Pague, nosso e de cada jovem.
A programação foi pensada bem de acordo com os destinatários que são filhos da era conectada: tudo tem que ser rápido e objetivo. E até agora, graças a Deus, tudo está correndo dentro do previsto. Os pequenos ‘furos e imprevistos' entram na normalidade dos eventos de massa. O importante é que os objetivos sejam alcançados.
Ontem dia 16, aconteceu a abertura oficial da Semana Missionária. Toda a parte da manhã foi destinada a uma ‘solene e caprichada acolhida' das delegações e seus coordenadores, pelos anfitriões/ãs - Jovens da Consolata de várias comunidades de São Paulo. E seguida foi feita a apresentação, em linhas gerais, da programação que será desenvolvida nesses dias de Convivência. A programação girará em torno de: Momentos de Espiritualidade, de Formação, de Lazer e Partilha-Cultural.
Já na parte da tarde, eles participaram de uma "Tarde Ecológica", uma boa caminhada até o Parque do Horto Florestal, localizado aos pés da Serra da Cantareira e ali puderam experienciar o contato direto com a natureza, o verde, o canto dos pássaros, o murmúrio da água cristalina do lago e das fontes, visita ao museu... Esta atividade foi organizada e orientada por um grupo de professoras e alunos da Colégio Consolata, que presentearam os jovens com surpresas lúdicas e mensagens de sabor ecológicas. Os jovens aproveitaram também para se enturmar, conhecendo novos colegas e até aprender algumas frases em outros idiomas.
Após o jantar , todas se reuniram para a Celebração Eucarística, na Comunidade S. Marcos, presidida pelo Pe. Stefano Camerlengo, superior Geral dos Missionários da Consolata, de passagem pelo Brasil. Na Homilia, feita em espanhol e traduzida em inglês e português, ele exortou os jovens a valorizarem tudo o que acontece ao seu redor, pois este é um tempo precioso. As músicas em várias línguas e as coreografias deram uma tonalidade alegre e jovial à celebração.
Apesar de não ser tão cedo, os jovens ainda tinham energia para a "noite cultural", prevista na programação. Por países cinco deles apresentaram a beleza da sua música e de suas danças. Apresentaram-se: a Colômbia, o México, a Argentina e do Brasil, a Bahia (capoeira) e Mato Grosso do Sul (dança Guarani). A animação avançou até às 22:45h, quando, muito cansados, mas felizes cada um/a procurou um pouco de descanso, porque o dia de amanhã será cheio de surpresas.
Fonte: Redação

Um comentário :

  1. bacana, irei usar esse post como referencia no meu blog. Participei da Semana Missionária e JMJ.

    aqui o post se quiser dar uma olhada:

    http://fersabo.blogspot.com.br/2013/11/bateu-saudade-passeio-ecologico-no.html

    ResponderExcluir