17/07/2013

Padre reflete sobre importância da ação celebrativa na vida de fé

Padre Anderson Marçal


Arquivo
Padre Anderson Marçal é doutor em Teologia Pastoral Bíblica-Litúrgica.
Importância da ação celebrativa na vida de fé

A celebração litúrgica é ação da comunidade de fé dirigida ao Pai, por meio de Jesus Cristo, na força do Espírito Santo. É a ação memorial (lembrança + atualização) da Páscoa de Cristo na páscoa do povo. Consequentemente, a celebração encerra as dores, alegrias, tristezas da vida da comunidade, da vida do mundo. Neste sentido, não pode haver separação, nem distinção entre a Liturgia e a Vida; entre aquilo que vivemos e aquilo que celebramos. Quando celebramos, nos comprometemos com Deus e com os irmãos a viver o nosso batismo na construção do Reino de Deus, que se concretiza num mundo justo e fraterno, com vida para todos.

A Liturgia não é ação de uma pessoa ou de um grupo, mas é ação de toda a Igreja. Desta constatação brota a necessidade de uma valorização dos ministérios litúrgicos, e a consequente necessidade de cultivar, nos que exercem tais ministérios, uma verdadeira espiritualidade cristã e uma sólida formação litúrgica. O exercício dos ministérios é em razão do sacerdócio comum dos batizados; são serviços em favor da comunidade, exercidos, a seu tempo, por quem foi  para isto designado. Em consequência disto, a liturgia não pode se orientar por gostos pessoais, ou excesso de criatividade da parte de quem preside, o que invalida todo tipo de autoritarismo, seja por parte de padres, de equipes de liturgia ou de canto, ou ainda, de ministros leigos.

Sendo a Liturgia ponto alto da vida dos cristãos, ela necessita de uma preparação cuidadosa, daí a necessidade de se ter uma Pastoral Litúrgica e uma equipe de liturgia que, entre outras coisas, estará a serviço da comunidade, preparando as celebrações e promovendo a interação entre celebração e vida, auxiliando para que toda a assembleia participe vivenciando o rito celebrado. Uma celebração bem preparada será, com certeza, bem celebrada. Torna-se ainda bastante necessário incentivar uma catequese litúrgica que atinja as diversas etapas do processo de iniciação cristã como também visando a própria Comunidade dos fiéis que precisa compreender sempre mais o mistério celebrado e assim vivenciá-lo melhor.

A ação celebrativa da Igreja encontra o seu fundamento na Eucaristia, memorial da Páscoa de Cristo. No entanto, outras ações litúrgicas devem ser valorizadas e receber os mesmos cuidados por parte da comunidade: falamos de todos os Sacramentos e Sacramentais. É importante que os que se preparam para estes sacramentos recebam as instruções necessárias para vivenciá-los na fé da Igreja, e todo abuso seja evitado, especialmente no que se refere às músicas e à suntuosidade, que não fazem parte do espírito da liturgia do Vaticano II.

Celebrar a liturgia é celebrar e fortalecer a própria fé! Por isso, neste Ano da Fé somos todos convidados não apenas a assistir a uma bela celebração, mas nos sentirmos parte-porção daquele povo que celebra. Viver bem este Ano da Fé sem celebrar bem os santos mistérios litúrgicos seria continuar a viver uma fé adolescente incapaz de crescer e amadurecer, permanecendo apenas no primeiro degrau da escada, que temos diante de nós , para subir ao encontro do Nosso Senhor Jesus.


Padre Anderson Marçal cursou estudos filosóficos no Instituto Canção Nova. Em 2004, iniciou os estudos teológicos em Palmas (TO), arquidiocese à qual pertence canonicamente. Ordenado sacerdote em 2007, padre Anderson é mestre em Teologia e doutor em Teologia Pastoral Bíblica-Litúrgica.

Todas às terças-feiras, você poderá acompanhar colunas que, inicialmente, referem-se aos temas: frases marcantes do Papa Francisco, defesa da vida, liturgia e teologia moral.
Canção Nova

Nenhum comentário :

Postar um comentário