20/07/2013

Papa cria comissão especial para reformar atividade económica e administrativa do Vaticano

O Papa Francisco criou uma comissão especial para reformar a atividade econômica e administrativa do Vaticano, adiantou hoje a sala de imprensa da Santa Sé.
De acordo com uma nota daquele serviço informativo, a comissão “vai reportar diretamente ao Papa” e terá como principal missão “reunir informação e cooperar com o Conselho de Cardeais no estudo dos problemas organizacionais e econômicos do Vaticano, de modo a contribuir para a reforma das instituições da Santa Sé”.
No documento (quirógrafo) assinado por Francisco, está ainda estabelecido que o novo organismo vai “oferecer suporte técnico, aconselhamento especializado e desenvolver soluções estratégicas”, em ordem a um “planeamento mais cuidado da atividade econômica” de todos os órgãos administrativos do Vaticano.
Em causa está a promoção de uma maior “transparência nos processos de compra e venda de bens e serviços”, bem como melhorar “a administração de bens e propriedades”, garantir um tratamento adequado a todas as matérias relacionadas com a “esfera financeira” e assegurar em todos os casos uma “correta aplicação dos princípios contabilísticos”.
A Comissão é maioritariamente composta  por leigos peritos em “questões legais, financeiras e organizacionais” que já se encontram a trabalhar com o Vaticano ou com instituições económicas ligadas à Igreja Católica.
O único membro do clero presente no novo organismo é o sacerdote espanhol Lucio Angel Vallejo Balda, atual secretário da Prefeitura dos Assuntos Econômicos da Santa Sé.
Francisco espera que o trabalho da comissão com as instituições econômicas e administrativas do Vaticano decorra em ambiente de “salutar e produtiva colaboração”.
Segundo a sala de imprensa da Santa Sé, a primeira reunião do organismo, deverá ter lugar pouco tempo depois de o Papa regressar do Brasil - Francisco vai estar entre 22 e 29 de julho no Rio de Janeiro para participar nas Jornadas Mundiais da Juventude.
instituição deste novo grupo de trabalho surge na sequência de outra medida do Papa direcionada para a reforma económica da Santa Sé, que foi a criação em junho de uma comissão de inquérito para o Instituto para as Obras de Religião (IOR), mais conhecido como “Banco do Vaticano”.
JCP

Agência Ecclesia

Nenhum comentário :

Postar um comentário