24/07/2013

Papa deixa Rio de Janeiro em direção a Aparecida

O Papa partiu hoje da base aérea do Galeão (Rio de Janeiro) rumo ao Santuário nacional de Aparecida (São Paulo), após um dia sem compromissos públicos na viagem ao Brasil, iniciada esta segunda-feira.
O programa inicial previa que Francisco fizesse em helicóptero todo percurso de 200 quilômetros, mas devido à chuva que cai no Brasil, as autoridades militares decidiram avançar com uma viagem de avião e uma escala em São José dos Campos, no interior de São Paulo, antes de chegar ao Santuário Nacional de Aparecida.
O embarque do Papa e da sua comitiva decorreu de forma rápida, sem qualquer cerimônia antes da partida, após um percurso no carro utilitário que o tem transportado, desde a residência da Arquidiocese do Rio.
Os responsáveis pela segurança simularam esta terça-feira o percurso de carro a realizar pelo Papa nesta cidade e o dispositivo vai contar com a presença de 5 mil agentes.
No santuário brasileiro, onde se esperam 200 mil pessoas, o Papa vai presidir à primeira missa pública no Brasil e fazer a consagração do seu pontificado, num “ato de devoção pessoal”, como revelou aos jornalistas o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi.
Os peregrinos esperam a chegada do líder da Igreja Católica, debaixo de chuva, desde as primeiras horas da manhã.
Francisco vai proferir uma oração diante da imagem de Nossa Senhora da Conceição de Aparecida: “Consagro-vos o meu entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis; consagro-vos a minha língua para que sempre vos louve e propague a vossa devoção; consagro-vos o meu coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas”.
“Abençoai-me, ó celestial cooperadora, e com vossa poderosa intercessão, fortalecei-me em minha fraqueza, a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida, possa louvar-vos, amar-vos e dar-vos graças no céu, por toda eternidade”, refere o texto da oração, divulgado pelo Departamento das Celebrações Litúrgicas da Santa Sé.
A passagem pelo santuário da padroeira do Brasil, que todos os anos acolhe milhões de peregrinos, sublinha uma ligação particular do primeiro Papa da região com Aparecida, onde é venerada a imagem negra da virgem, encontrada por três pescadores em 1717.
Ali decorreu a V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e Caribenho, em 2007, na qual participou o então cardeal Jorge Mario Bergoglio, como arcebispo de Buenos Aires.
Para sublinhar a dimensão pessoal da visita, a missa presidida pelo Papa vai decorrer no interior da basílica, com capacidade para cerca de 15 mil pessoas, embora esteja previsto que Francisco se desloque à para a Tribuna Bento XVI, na parte externa do Santuário, para saudar as pessoas.
A celebração tem início previsto para as 10h30 locais (mais quatro horas em Lisboa), após um ato de veneração da imagem de Nossa Senhora na sala dos 12 apóstolos, do santuário.
Depois da missa, Francisco vai almoçar com os bispos da província e os seminaristas no Seminário Bom Jesus de Aparecida, regressando ao Rio de Janeiro pelas 16h10.
Antes de sair do Seminário Bom Jesus, o Papa vai abençoar cerca de 50 irmãs que vivem em três conventos de clausura na Arquidiocese de Aparecida, anuncia a instituição, em comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
João Paulo II visitou Aparecida em 1980 e Bento XVI em 2007.
OC

Agência Ecclesia

Nenhum comentário :

Postar um comentário