O sentimento foi de alegria e dever cumprido por mais uma etapa de vida alcançada quando, na noite de ontem, mais de 1.400 formandos, pertencentes a 32 cursos da Universidade de Fortaleza (Unifor), receberam o diploma de graduação. Com apresentações da Camerata e do Coral da Instituição, a cerimônia de Colação de Grau 2013.1 aconteceu na Praça da Biblioteca, no Campus da Universidade.
A concludente Viviane Aguiar, primeiro lugar do Centro de Ciências da Saúde, recebeu, das mãos do chanceler Airton Queiroz, Bolsa de Pós-Graduação Fotos: Tuno Vieira
Formanda do curso de Fonoaudiologia, a aluna Ana Angélica Silveira Mota discursou representando os concludentes da Unifor. As palavras da jovem enfatizaram que o momento os motiva a traçar novas metas e caminhos, que serão percorridos com a vocação e as escolhas de cada um. "O mundo está sedento pela nossa força de trabalho e isso nos impulsiona a chegar cada vez mais longe".
Em nome do corpo docente da Universidade, falou o professor Mário Parente Teófilo Neto, do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), enfatizando que a vitória dos concludentes é fruto do estudo, do trabalho e da dedicação de cada um. "Considerem-se grandes, capacitados, desta feita associam-se aos construtores do conhecimento, a fim de atuarem na ciência com suas próprias contribuições no sentido de concretizarem junto às pessoas tudo o que aprenderam", disse.
O Juramento foi feito pelo aluno Igor Silvestre Freitas Gomes, concludente do curso de Ciências Contábeis, acompanhado dos demais formandos. De pé e com os braços direitos erguidos, os graduandos prometeram, no exercício e prática da profissão, o uso das normas éticas, contribuindo para a promoção humana, sendo úteis à sociedade e à Pátria e honrando sempre o nome da Unifor.
Em seguida e com muita festa, os destaques Unifor 2013.1 foram anunciados. Um formando de cada curso foi chamado à frente para receber o certificado de seus respectivos diretores do Centro.
No momento mais esperado da noite, a reitora da Unifor, Fátima Veras, realizou a outorga de grau. Muitos fogos, buzinas e comemoração a cada vez que um curso era anunciado. Em seguida, como forma de reconhecer talentos e esforços, o chanceler Airton Queiroz entregou a Bolsa de Pós-Graduação Yolanda Queiroz aos alunos que tiveram as melhores médias globais de cada Centro de Ciências da Universidade. "Foi uma surpresa para mim. Estou na minha segunda graduação e isso deixa o gostinho ainda mais especial", declarou a formanda de Psicologia Viviane Aguiar, 51, contemplada com uma das bolsas.
Um pacto com o desenvolvimento
"A Universidade de Fortaleza realiza hoje o evento mais importante de seu calendário acadêmico. A Colação de Grau é o coroamento de todo o esforço empreendido na realização de ideais e sonhos. Celebração que este ano é revestida de um significado ainda mais especial, uma vez que a Unifor completou 40 anos de sua fundação.
O chanceler Airton Queiroz destacou, em discurso, que a celebração foi revestida de um significado especial, uma vez que a Unifor completou 40 anos
Tudo que vocês fizeram nestes últimos anos conduz a este momento, em que concedemos grau aos alunos que cumpriram, com êxito, sua trajetória nos diversos cursos de graduação da Universidade e hoje estão prontos para seguir carreira como profissionais de nível superior.
Gostaria de expressar nossa satisfação de fazer parte dessa trajetória, ao lado de vocês, vencendo obstáculos, partilhando realizações, ensinando e aprendendo. Este é um vínculo do qual vocês podem se orgulhar porque estão se formando em uma universidade de prestígio, hoje reconhecida nacionalmente e internacionalmente.
Esse diploma também representa um pacto de vocês com o desenvolvimento da nossa cidade, do Estado e do País, a partir de uma atuação pautada nos valores humanos, científicos, culturais e ambientais.
Muito além de profissionais competentes, desejamos formar aqui pessoas solidárias, abertas ao diálogo; cidadãos éticos, dispostos a construir um mundo melhor e mais justo.
Desde 1973, a Universidade de Fortaleza cumpre uma missão fundamental nesse sentido, como formadora de pesquisadores, pensadores, produtores de conhecimentos e técnicas que promovem o bem-estar humano, tendo em vista que a verdadeira universidade não ignora as necessidades concretas de seu meio. A verdadeira universidade deve contribuir para a solução de problemas relevantes, por meio de aquisições científicas, profissionais e culturais.
A esse respeito, ressalto a relação intrínseca da Universidade de Fortaleza com a arte e a cultura. A articulação contínua com as artes plásticas, o teatro, a música e a dança garante a apropriação intelectual, a reflexão, a crítica, o debate e sobretudo uma formação ampla e integrada. Isso significa atendimento ao direito que tem todo cidadão de participar da vida cultural do País.
Nós, da Universidade de Fortaleza, confiamos em vocês. Continuem lutando por seus ideais e sonhos, pois são eles que nos motivam a seguir em frente. Estamos juntos.
Sucesso a todos vocês. Muito obrigado".
História de talento e perseverança
b"É com imensa satisfação que venho proferir, neste dia tão especial, algumas palavras que expressam o sentimento de todos os formandos de 2013.1, registrando o nosso entusiasmo em iniciar uma nova etapa das nossas vidas como egressos da melhor Universidade privada da região Norte-Nordeste. Temos certeza de que agora estamos preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e contribuir de forma responsável e criativa com a nossa sociedade.
Ana Angélica Silveira Mota, do curso de Fonoaudiologia, representou os demais concludentes da Instituição
O Livro de Eclesiastes 3, 1 relata que ´Para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo dos céus´. Durante quatro décadas, a Universidade de Fortaleza mudou o perfil profissional do Estado do Ceará, oportunizando o acesso de várias gerações ao ensino superior e a melhoria da formação dessas pessoas. Isso fez a diferença na vida de muita gente que por aqui passou. Hoje, contabilizam-se mais de 70 mil graduados, os quais têm um papel importante e fundamental na trajetória da sociedade cearense, incluindo muitos nomes de destaque no Brasil e no mundo. Por isso, esta conceituada Instituição sempre fará parte das nossas vidas, uma vez que acompanha as gerações que por aqui passaram e participaram dos vários capítulos dessa história de sucesso.
A nossa história, como concludentes de 2013.1, acaba de ser escrita nas páginas dessa instituição, uma vez que, no decorrer dos anos, fomos incentivados a fazer pesquisas; a trabalhar em equipe; a apreciar os valores artístico-culturais da nossa região e do mundo; a praticar esportes; a promover ações de responsabilidade socioambiental; a lutar por nossas metas e conquistar nossos objetivos, em prol do bem estar e do desenvolvimento social, imbuídos pelo espírito da ética, da competência e da excelência que perpassam a nossa formação desde o início dos nossos cursos.
Hoje é o grande dia. Foram o talento, a força de vontade e a perseverança que nos trouxeram até aqui. Este momento nos motiva a traçar novas metas e caminhos, que serão percorridos de acordo com a vocação e as escolhas de cada um. O mundo está sedento pela nossa força de trabalho e isso nos impulsiona a chegar cada vez mais longe, com coragem, inovação e a certeza de que faremos a diferença por onde passarmos, pois temos a Unifor em nosso DNA acadêmico.
Agora, prestes a começarmos uma nova jornada, não devemos hesitar, porque estamos munidos dos nossos valores, conhecimentos, conquistas e o imenso amor que nutrimos pelas nossas escolhas. Com isso, sentimo-nos fortalecidos e ávidos para levantar, o mais alto, a bandeira da vida, como símbolo da paz. Mérito somente nosso? Não! Mérito de todos aqueles que direta ou indiretamente nos permitiram estar aqui, que acreditaram em nós, até mesmo quando não mais acreditávamos do que éramos capazes. Somos, sim, vencedores!
O tempo passou rápido demais. No começo, tudo era novidade: as primeiras aulas, as primeiras amizades, os lugares desconhecidos. Aos poucos, as vozes dos nossos professores; os sons dos pássaros; a brisa da tarde; o farfalhar das folhas; o verde do campus; o cheiro das flores; a presença e o estímulo dos coordenadores, funcionários, pais, familiares, amigos; até mesmo as provas, trabalhos, projetos de pesquisa, aulas práticas, foram tornando-se familiares, nos encantando e encorajando, ao ponto de nunca desistirmos de chegar até o fim. Não propriamente o fim, mas o início de um sonho que, mais do que nunca, ferve e está vivo dentro de nós.
Não sentiremos falta desta Universidade, pois sabemos que a Unifor estará sempre aqui, de portas abertas para nos acolher na graduação, na pós-graduação e em tantas oportunidades que surgem a cada dia para quem já está no mercado de trabalho. Parafraseando a máxima americana ´It´s a place to be´ (este é o melhor lugar para se estar), posso dizer que a ´Unifor é o melhor lugar para se estudar, viver, conviver e ser muito, mas muito feliz´.
Não podemos finalizar sem parabenizar a nossa Universidade pelos seus 40 anos; oportunidade em que aproveitamos para agradecer à sua equipe gestora, na pessoa do Chanceler Airton Queiroz, por oferecer à nossa sociedade um lugar como este, onde o ensino, a pesquisa e a extensão convivem em harmonia. É, para nós, um grande privilégio, fazer parte de uma Instituição onde podemos desfrutar de um ensino de qualidade, de espaços culturais bastante ativos, de uma área verde inspiradora e de profissionais maravilhosos, que zelam pelo nosso desenvolvimento pessoal e profissional.
Portanto, neste dia especial, queremos demonstrar a nossa emoção por este grande marco em nossas vidas. Que estas luzes brilhantes, os olhares radiantes, as árvores verdejantes e os corações palpitantes marquem profundamente as nossas almas e mentes, fazendo com que busquemos ser eternos e desejosos em mudar o mundo, firmes e perseverantes em nossos propósitos. Então, que se abram as cortinas, porque o nosso espetáculo vai começar".
Vitória fruto do estudo e da dedicação
"Estamos reunidos para celebrar uma conquista de todos vocês. Como acontece em toda conquista, esta não se obtém senão enfrentando-se desafios. No caso de vocês, façamos uma rápida digressão em um tempo do passado não tão longíquo.
Em nome do corpo docente, discursou o professor Mário Parente Teófilo Neto, do Centro de Ciências Jurídicas
Vocês, formandos, decidiram encarar um primeiro desafio: enfrentar um exame vestibular para adquirirem o grau de nível superior de conhecimento nos vários cursos desta Universidade. Venceram esse primeiro obstáculo. A Universidade recebeu-os da melhor forma possível e procurou proporcionar-lhes o que tem de mais valoroso: a transmissão do saber.
Todos aqui depararam com um segundo desafio: extrair ao máximo os conhecimentos transmitidos pelo corpo docente da universidade. Aqui, no ambiente acadêmico, viveram várias experiências no campo da investigação científica, conheceram pessoas, profissionais, buscaram respostas para problemas que os afligiam na seara do conhecimento humano.
Nessa busca pelo saber, foram testados. A cada semestre, vocês eram submetidos a avaliações, provações, suas vocações eram periodicamente submetidas a exame. Quantas noites mal dormidas, quantos finais de semana dedicados ao estudo, quanto tempo subtraído da família, dos(as) amigos(as), quanta privação tiveram em sua vida particular, a fim de se dedicarem à busca incessante do saber.
E assim foram-se passando os dias, os meses, os anos!
Após vivenciarem tantas experiências no ambiente universitário, eis que aqui se encontram com um recado bem objetivo e direto: cumpriram a missão que se propuseram, aceitaram os desafios que o destino lhes confiou. Mais que isso, foram vencedores. Sim, vocês venceram. Essa vitória é fruto do estudo, do trabalho, da dedicação, da concretização de um sonho.
Como toda conquista, esta enseja um coroamento, que se traduz no reconhecimento do valor de vocês. É isso que fazemos aqui nesse momento. Considerem-se grandes, capacitados, desta feita associam-se aos construtores do conhecimento, a fim de atuarem na ciência com suas próprias contribuições no sentido de concretizarem junto às pessoas tudo o que aprenderam.
Dois sentimentos devem transbordar os seus corações nesse momento: a alegria de terem obtido com êxito uma grande conquista; e o desejo, quase incontido, de utilizar o que aprenderam em prol das pessoas, de toda a sociedade.
A Universidade selecionou-os, capacitou-os, a fim de que possam devolver todo o aprendizado à coletividade. Essa é a grande finalidade do conhecimento; poder ser transferido em benefício das pessoas. Não fosse para isso, certamente, a busca pelo saber perderia o sentido.
Nesse momento da minha fala, deixo de lado a rápida digressão ao passado, para referir-me ao futuro. Estou certo de que todos vocês já se preocupam com o que fazer com tudo o que aprenderam, como fazê-lo. É natural a ânsia em exercitar os conhecimentos.
Eis o terceiro desafio que o destino lhes apresenta: vencerem as barreiras existentes no mercado de trabalho, a fim de exercerem uma profissão com condições ideais. Para muitas categorias profissionais faltam oportunidades de trabalho para atender à demanda de profissionais; já para outras existem oportunidades de trabalho, mas sem condições muitas vezes mínimas para o exercício de um dado labor.
O mundo inteiro vivencia já há algum tempo a grande dificuldade referente ao engajamento das pessoas no mercado laboral. O grande questionamento que se faz é: como vencer esse enorme desafio?
Não existe uma resposta pronta e acabada para a indagação, haja vista que essa dificuldade de inserção do profissional no mercado de trabalho com condições ideais para desenvolver uma profissão é consequência de um conjunto de fatores econômicos, sociais, de política governamental, inclusive.
Contudo, pode-se imaginar uma estratégia para encarar o problema com chances de vencê-lo. Essa estratégia consiste em nunca deixarem de buscar seus ideais nas profissões que abraçaram. Lutem, lutem, e lutem. Não esmoreçam!
Coragem é a palavra de ordem no momento, que se traduz em disposição por parte de vocês de encararem a realidade, pois já são suficientemente fortes por que adquiriram o conhecimento. Somem a isso, a disposição em lutar o bom combate, sempre levando à frente a bandeira da paz, procurando vivenciar a ética do bem. Essa estratégia de encarar desafios foi muito bem expressa por Theodore Roosevelt, quando disse: ´É muito melhor arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfo e glória, mesmo se expondo à derrota, do que formar fila com os pobres de espírito, que nem gozam muito, pois vivem nessa penumbra cinzenta, que não conhecem nem vitória nem derrota´.
Acreditem, nunca desistam. Procurem ser sempre melhores hoje do que foram no passado e apresentem-se sempre como defensores dos bons valores, valores que dignificam a raça humana, a vida na sua expressão maior possível. Parece que esse é o segredo para um sucesso calcado na felicidade.
Que o diga o Chanceler Airton Queiroz, que tão bem conduz, há mais de 30 anos, esta Universidade; tendo expandido e honrado este projeto grandioso idealizado pelo seu pai há 40 anos. Com seu senso empreendedor, o Chanceler nos dá a seguinte lição: ´Muitas trilhas ainda serão abertas rumo ao futuro que só se conquista com a ação presente, com o espírito visionário e com o trabalho em equipe´.
Tendo falado um pouco sobre a linha do tempo, não poderia findar essa mensagem sem externar-lhes o sentimento de alegria e de dever cumprido que, no presente, invade o íntimo de cada professor desta Instituição, assim como também de todos os que compõem a equipe da Unifor nos diferentes campos de atuação profissional.
Portanto, que venha o futuro para continuarmos sempre, e de forma contínua, a experiência de ensinar e de aprender no presente, para que possamos ser cada vez melhores, conscientes de que tudo que fazemos na vida ecoa na eternidade.
Assim é que o digo, obrigado".
Diário do Nordeste
Nenhum comentário :
Postar um comentário