05/08/2013

Altíssimo, Onipotente, Bom Senhor, Teus são o Louvor, a Glória, a Honra, e toda a Bênção

Cântico das Criaturas

São Francisco e Irmão Lobo
Altíssimo, Omnipotente, Bom Senhor, Teus são o Louvor, a Glória, a Honra, e toda a Bênção. Só a ti, Altíssimo, são devidos, e nenhum homem é digno de te mencionar.
Louvado sejas, ó meu Senhor, com todas as tuas criaturas, especialmente o senhor irmão Sol, que clareia o dia e com sua luz nos ilumina. E ele é belo e radiante, com grande esplendor; de ti, Altíssimo, ele é a imagem.
Louvado sejas, ó meu Senhor, pela irmã Lua e as Estrelas; no céu as formastes claras, preciosas e belas. Louvado sejas, ó meu Senhor, pelo irmão Vento e pelo ar, ou nublado ou sereno, e todo o tempo, por quem dás às tuas criaturas o sustento.
Louvado sejas, ó meu Senhor, pela irmã Água, que é tão útil e humilde, e preciosa e casta. Louvado sejas, ó meu Senhor, pelo irmão Fogo, pelo qual iluminas a noite. Ele é belo e jucundo, e vigoroso e forte. Louvado sejas, ó meu Senhor, pela nossa irmã, a mãe Terra, que nos sustenta e governa, e produz frutos diversos, com flores coloridas, e ervas.
Louvado sejas, ó meu Senhor, por aqueles que perdoam por teu amor e suportam enfermidades e tribulações. Bem aventurados aqueles que as suportam em paz, pois por ti, Altíssimo, serão coroados.
Louvado sejas, ó meu Senhor, por nossa irmã, a Morte corporal, da qual homem algum pode escapar. Ai dos que morrerem em pecado mortal! Felizes os que ela achar conformes a tua santíssima vontade, porque a morte segunda não lhes fará mal.
Louvai e bendizei a meu Senhor, e dai-lhe graças e servi-o com grande humildade.

Nenhum comentário :

Postar um comentário