10/08/2013

LIVRO: As trincheiras do poder

Novo livro do jornalista Lira Neto mergulha nos bastidores do poder na turbulenta Era Vargas (1930 - 1945)

A decisão de Lira Neto em dividir a biografia de Getúlio Vargas em três grandes partes poderia parecer arriscada, sobretudo editorialmente. Se alguém leu o primeiro volume, lançado no ano passado, e ainda não se convenceu da necessidade professada pelo autor, dificilmente atravessará sua sequência sem concordar com o jornalista e biógrafo cearense. "Getúlio - Do governo provisório à ditadura do Estado Novo (1930-1945)" chegou às lojas no começo da semana. Por si, renderia uma trilogia, tão intenso foram os 15 anos que retrata. Uma "era" para historiadores, que apelidaram o período como Era Vargas.

Getúlio Vargas posa para a revista norte-americana "TIme": tempos caudalosos

"Editorialmente, seria até inviável, mas posso te garantir que a história de Getúlio renderia fácil uns cinco volumes", conta Lira, que ainda finaliza o projeto que somará cerca de 1.800 páginas.

O certo é que, se a biografia fosse mais longa, dificilmente o autor conseguiria fazer cortes tão precisos. Seus três volumes contam a trajetória de um personagem importante da história do País - para o historiador Boris Fausto, "a maior figura política do Brasil no século XX". E, com relativa autonomia, contam a história brasileira do mesmo período. Esse é, aliás, um dos méritos do segundo volume da obra escrita por Lira Neto.

A história que se conta é maior que o personagem e, mesmo quem não tenha interesse específico por ele, pode ler o livro como um estudo do contexto social e político daquela era. E não faltam dramas dignos da grande ficção - como a decisão de Getúlio de se matar em meio a uma crise política, nos anos 1930. A ideia que encerrou sua vida, mostra Lira, era uma companheira antiga do político.

O tema recorrente

"O poder é o meu objeto central de curiosidade. Não no sentido de querer desfrutar dele, mas como objeto de estudo. Mesmo com a Maysa, em que a política não está presente, o poder é tema. Nela discuto a relação com a indústria fonográfica, com o poder das revistas de fofoca. É curioso que, em meus tempos de redação, eu nunca tenha sido jornalista político. Sempre fui mais ligado aos temas culturais, mas a questão do poder acabou me absorvendo nos livros"

Não há momento que retrate melhor a relação de Vargas com o poder, bem como sua extrema habilidade - e oportuna flexibilidade ética - para se manter próximo dele. Os 15 anos que a história, pomposamente, nomeou como Era Vargas foram tudo, menos estáveis. Por abranger todo o período da II Guerra Mundial, já poderia ser descrito como um dos mais turbulentos do turbulentíssimo século XX.

A imagem da capa do livro é até irônica. Um Getúlio Vargas sorridente brinca num balanço. Os 15 anos cobertos pela obra são bem distintos: o presidente não se balançava, era sacudido. Por aliado, opositores e pelo próprio contexto. Em seu projeto de desenvolvimento, Getúlio encontrou, entre outras coisas, a Segunda Guerra Mundial - conflito que sucedeu um relação amistosa, de colaboração até, entre o regime do brasileiro e a Alemanha nazista.

Lançamentos

Desde o começo da semana, o livro está disponível em dois formatos, físico e digital. A Cia. das Letras ainda prepara o lançamento de um terceiro formato - um e-book turbinado, com galeria de imagens e recursos de vídeos. É o primeiro projeto do gênero do catálogo da casa. A editora promete colocá-lo no mercado na próxima semana, mas ainda não divulgou o preço do produto.

O autor já confirmou a data de lançamento da biografia em Fortaleza. Lira Neto falará com o público e autografará seus livros no próximo dia 27, às 19 horas, na Livraria Cultura. Na ocasião, ele debaterá com o jornalista Agostinho Gosson, professor da Universidade Federal do Ceará.

O primeiro volume da saga de Getúlio Vargas, "Dos anos de formação à conquista do poder (1882-1930)", foi lançado em meados do ano passado. Lira promete fechar a trilogia em agosto de 2014.

O escritor ainda não definiu qual o próximo projeto que irá ocupá-lo nos anos seguintes. A temática, no entanto, deverá estar ligada, mais uma vez, ao poder. "Não tenho nada definido, mas existe sim uma lista de assuntos sobre os quais eu gostaria de pesquisar e escrever", adianta.

"Uns não são necessariamente biografias. São ideias de livros-reportagens, ou mesmo a biografia não de uma pessoa, mas de um determinado grupo, de uma agremiação política... Mas deixa quieto que já estou falando demais!", encerra Lira.

LIVRO
Getúlio - Do governo provisório à ditadura do Estado Novo (1930-1945)
Lira Neto
Cia. das Letras
2013, 632 páginas
R$ 52,50/ R$ 36,50 (e-book)

Bibliografia

As biografias escritas por Lira Neto:


"O poder e a peste: A vida de Rodolfo Teófilo" (EDR, 1999)

"Castello: A marcha para a ditadura" (Contexto, 2004)

"O Inimigo do Rei: Uma biografia de José de Alencar" (Editora Globo, 2006/ Cia. das Letras, 2014 - no prelo)

"Maysa: Só numa multidão de amores" (Editora Globo, 2007)

"Padre Cícero: Poder, Fé e Guerra no Sertão" (Cia. das Letras, 2009)

"Getúlio (1882 - 1930) - Dos Anos de Formação à Conquista do Poder" (Cia. das Letras, 2012)

"Getúlio (1930 - 1945)- Do governo provisório à ditadura do Estado Novo" (Cia. das Letras, 2013)

DELLANO RIOSEDITOR 
DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário :

Postar um comentário