Nova tecnologia pode por fim aos fertilizantes na agricultura
Os fertilizantes são considerados bons para as culturas humanas, uma vez que fornecem condições para o crescimento das plantas. No entanto, estão longe de serem benignos para o meio ambiente, devido à poluição causada pelo nitrogênio, como também por nitratos, óxidos de nitrogênio e pela amônia.
Ao pensar em acabar com esse problema, o pesquisador Edward Cocking, da Universidade de Nottingham, no Reino Unido, desenvolveu plantas que sintetizam o nitrogênio diretamente do ar atmosférico, dispensando o uso de fertilizantes na agricultura.
Para conseguir o feito, o professor desenvolveu uma técnica, batizada de N-Fix, para inserir bactérias fixadoras de nitrogênio nas células das raízes das plantas. Esses micro-organismos são naturais e já estão presentes na maioria das leguminosas, como ervilha, feijão e lentilha.
Segundo o pesquisador, a técnica não é nem modificação genética e nem bioengenharia, pois utiliza tão somente uma bactéria natural.
De acordo com o site Inovação Tecnológica, a tecnologia já foi testada em laboratório e obteve os resultados esperados. Agora é só esperar os testes de campo.
Recentemente, a universidade licenciou a tecnologia para a empresa Azotic Technologies, que vai tentar obter autorização para o uso do N-Fix em vários países, incluindo o Brasil.
Eco Desenvolvimento

Nenhum comentário :
Postar um comentário