Brasília – Pesquisa Ibope divulgada na última terça-feira (6), pelo presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, revela que 78% da população é contrária as doações de empresas para campanhas, e 80% afirma que deveria haver um limite máximo pra uso de dinheiro público. "O resultado deixa claro que este balcão de negociações em que se transformou o financiamento de campanhas não será mais tolerado pelo eleitor", afirmou Marcus Vinicius.
A pesquisa revela que revela que 85% dos entrevistados são favoráveis à reforma política, e que 92% dos entrevistados são a favor de projeto de lei nesse sentido por iniciativa popular.
Sobre os pontos principais da reforma, a pesquisa mostra que a ampla maioria dos entrevistados aprova punição mais severa para a prática de Caixa Dois, que recebeu o apoio de 90% dos entrevistados.
De acordo com o projeto de lei “Eleições Limpas”, responderão pelo crime de prática de caixa dois, além do candidato, os integrantes do comitê financeiro e quem efetuar a doação ilegal de recursos. As penas previstas são de dois a cinco anos de reclusão.
Para o diretor do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, Marlon Reis, o projeto eleições limpas é a reforma política esperada e possível. "Essas mudanças estão ao nosso alcance. Elas nascem da sociedade, pela sociedade e para a sociedade", pontuou o diretor.
A pesquisa, encomendada pelo Conselho Federal da OAB e pelo Movimento Nacional de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), revela também que a saúde é tema prioritário para 56% dos eleitores brasileiros.
O resultado vai ao encontro do recente movimento Saúde+10, o qual recebe apoio de ambas entidades, bem como da Confederação Nacional dos Bispos, e que coletou mais de 1,9 milhão de assinaturas em prol do projeto de iniciativa popular que busca ampliar e garantir a boa aplicação dos recursos na área. O Ibope entrevistou 1.500 pessoas em todo o país de 27 a 30 de julho.
OAB
Dom Total
Nenhum comentário :
Postar um comentário