24/09/2013

Casa da Esperança e Seduc darão curso para educadores sobre autismo

“Autismo, inclusão e neurodiversidade” é o tema do Curso de Formação que a Casa da Esperança oferece para os professores e gestores da área de educação, nos dias 24 e 25 de setembro. O treinamento resulta de um convênio entre a entidade e a Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc), que mantém troca de experiências e profissionais, voltados para educação especial. Os participantes do curso são relacionados pela Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor), Núcleos de Apoio Pedagógico Específico (NAPE) e também das escolas regulares, interessados em adquirir conhecimento na área. As inscrições são feitas diretamente na Seduc.
 
O atendimento educacional especializado adotado pelas escolas regulares públicas, dentro dos Núcleos de Atendimento Pedagógico Especializado - NAPEs, é um programa federal implantado para oferecer uma política de inclusão de alunos com deficiência nas escolas comuns públicas do Estado do Ceará. Mas já existe a conscientização de que responsabilidade pela inclusão desses alunos não é somente dos especialistas que atuam nos núcleos e outras escolas, mas de toda a sociedade e da comunidade escolar. Para que esses alunos sejam efetivamente incluídos é necessário o conhecimento e comprometimento de todos no processo, resultando na aceitação das diferenças. 
 
O Ministério da Educação implementa uma política de inclusão que pressupõe a reestruturação do sistema educacional, com o objetivo de tornar a escola um espaço democrático, de acolhida e garantia da permanência de todos, sem distinção social, cultural, étnica, de gênero ou em razão de deficiência e características pessoais. O Projeto “Sala de Recursos Multifuncionais” (SRM) é um espaço para o atendimento educacional especializado, destinado aos gestores e educadores dos sistemas educacionais. Visa subsidiar técnica e pedagogicamente a organização dos serviços de atendimento educacional especializado que favoreça essa política de inclusão nas classes comuns do Ensino Regular.
 
Para treinar seus profissionais dentro dessas perspectivas, a Seduc mantém convênio com a Casa da Esperança, fundação especializada no estudo, pesquisa e ensino do Autismo e dos autistas. A palestra de abertura sobre “Transtornos do Espectro do Autismo, do diagnóstico à atenção integral” será proferida pela médica pediatra Fátima Dourado, psiquiatra da infância e adolescência, diretora clínica da entidade. O psicólogo e psicoterapeuta Alexandre Costa e Silva, presidente da Casa, fala sobre “A Intervenção Terapêutica no Autismo”. Outros temas serão abordados como atendimento educacional especializado e intervenções terapêuticas ocupacionais.
 
Mais informações: Casa da Esperança - (fone: 85 9648 6694) / Secretaria da Educação do Estado - (fone: 85 3101 3894)
 
Boa Notícia

Nenhum comentário :

Postar um comentário