O Pirambu é sucesso País afora. Documentário cearense que revela a realidade do bairro e dos pescadores, "O Peixe Roncador" venceu, na noite da última quarta-feira (25), a 10ª edição do Prêmio Líbero Badaró de Jornalismo (categoria Jornalismo Universitário). As fotógrafas do Diário do Nordeste Waleska Santiago e Fabiane de Paula, além do designer Rafa Gomes, são produtoras do vídeo, resultado do Trabalho de Conclusão de Curso de Comunicação Social - Jornalismo da Universidade de Fortaleza (Unifor) em 2012.
As fotógrafas do Diário do Nordeste Fabiane de Paula e Waleska Santiago, além do designer Rafa Gomes, produziram o documentário Foto: Tuno Vieira
Com o objetivo de tentar demonstrar a relevância que o mar possui para os moradores mais antigos da região do Pirambu, o documentário é uma produção local independente e já recebeu outras premiações.
Para Fabiane de Paula, jornalista e fotógrafa, a premiação foi uma surpresa muito bem-vinda, um exemplo de como uma bela história pode cativar e encantar.
"Ficamos felizes em levar a memória do Pirambu, os personagens e as paisagens mundo afora. Esse é o poder do vídeo, a força da imagem. Estamos emocionadas", conta. Para Fabiane, a difusão do vídeo serve também para valorizar a cultura local, diminuir os preconceitos em torno da periferia, ressaltando pontos positivos e figuras históricas.
Segundo as produtoras, "Peixe Roncador" é um filme de não-ficção que representa um mundo que já ocupamos, tornando visível a matéria de que é feita a realidade social. "Quais as influências principais que os primeiros moradores do Pirambu receberam com o convívio com o mar?", questionam. O documentário quer mostrar outra realidade, a de que as imagens características não se restringem à violência e drogas, por exemplo.
Nenhum comentário :
Postar um comentário