17/09/2013

Estudantes devem ser ressarcidos ainda hoje

O crédito estudantil será automático, e ninguém precisa procurar o órgão para rever o que foi pago a mais
O bloqueio das carteiras estudantis continuou na manhã de ontem, conforme denúncia de estudantes de Fortaleza. Um grupo de alunos reclamou da dificuldade à meia passagem, mesmo após o esclarecimento da Prefeitura informando que o problema, iniciado no último domingo, já teria sido resolvido. Hoje, os valores devem começar a ser devolvidos aos estudantes.

O problema, que começou domingo, ainda atingiu alunos que utilizaram o transporte público na manhã de ontem. Prefeitura explica que a dificuldade, ocorreu devido ao adiamento do prazo de validade dos documentos FOTO: NATINHO RODRIGUES

O impasse começou quando o documento (que garante o pagamento de metade da tarifa da passagem) foi rejeitado pelo validador, equipamento instalado nos ônibus e vans, afetando também os cadastrados no bilhete único, o que obrigou o pagamento da tarifa inteira de R$ 2,20.

O Sindicato de Empresas de Transporte de passageiros do Ceará (Sindiônibus) afirmou que creditará, hoje e amanhã, nas carteirinhas, o valor gasto a mais em passagens. Questionada sobre a quantidade de alunos prejudicados, a entidade disse não possuir ainda este número, mas confirmou que o repasse.

"Já é complicado para muita gente pagar a meia, imagina agora tendo que desembolsar a mais e, pior, de repente", protestou o estudante universitário de Farmácia, Alexandre Ferreira Filho.

Para ele, assim como para a maioria, o bloqueio acontecer repentinamente foi muito prejudicial, entretanto, a continuação da invalidação foi pior ainda. "Até porque a atualização do benefício ser estendida até o dia 1º de novembro, e aí fiquei tranquilo. Agora, tendo que pagar a inteira, fica difícil", frisa o aluno do ensino médio Paulo Gomes.

Apesar do transtorno, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) garante que não houve problemas no dia de ontem e informa que, a partir de hoje, todos os estudantes que tiveram as carteiras bloqueadas e pagaram tarifa inteira serão ressarcidos.

Segundo esclarece, via assessoria de comunicação, o crédito será automático e ninguém precisa procurar o órgão para rever o que foi pago a mais. "Ao passar a carteirinha no validador do ônibus ou van, automaticamente, o valor será inserido". A empresa esclarece que o problema aconteceu devido à prorrogação da validade das carteiras. "Em virtude disso, todos os veículos tiveram que passar por parametrização e, por isso, houve o bloqueio do documento estudantil", afirma.

Prazos

O prazo de validade da carteira de estudante em Fortaleza foi adiado pela segunda vez neste ano. Segundo a Prefeitura, a Etufor está providenciando "com a máxima urgência" a confecção e entrega. Os alunos da rede particular que ainda não solicitaram a identidade estudantil deverão fazer o pedido.

Os estudantes matriculados neste ano se dizem prejudicados por não terem recebido a carteira estudantil de 2013, o que os obriga a pagar o valor inteiro da passagem (R$ 2,20). Alunos podem acessar site da Etufor para solicitar o documento. Quem já recebeu a carteira e quer utilizar o documento deve ir à Etufor e pedir antecipação da validade.

ENQUETE

Você foi prejudicado pelo problema?

"Tenho o bilhete único e foi o que me salvou hoje, pois, ao vir para a faculdade, a carteira de estudante ainda estava bloqueada. Acho que faltou planejamento"

Tâmara Rodrigues
Estudante

"Vim com minha mãe para a escola e de lá para o médico. Tive que pagar inteira, o que prejudica quem ganha pouco e conta com a meia passagem"

Mauro Gomes Neto
Estudante 


Diário do Nordeste

Nenhum comentário :

Postar um comentário