19/09/2013

Instituições estrangeiras selecionam projetos inéditos de combate ao HIV e à Aids

Entidades ligadas à pesquisa sobre a prevenção e cura da Aids têm perspectivas positivas em relação ao avanço da pesquisa sobre o HIV e estão dispostas a financiar novos estudos Foto: ReutersEssa é uma boa notícia para quem acabou de terminar pós-graduação (mestrado ou doutorado) ou residência médica e quer pesquisar sobre mecanismos de combate ao vírus HIV e à Aids.  O programa internacional de bolsas “Ideias Criativas e Inovadoras em Pesquisa sobre HIV” está com inscrições abertas (inclusive para o Brasil) e recebe propostas inovadoras de cientistas sem experiência prévia em pesquisa sobre HIV.
Trata-se de uma iniciativa conjunta dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos, dos Centros para Pesquisa sobre Aids e da Sociedade Internacional de Aids. O foco é responder a perguntas essenciais na pesquisa sobre o HIV, incluindo as questões emergentes em relação à sobrevivência a longo prazo com a infecção pelo vírus, à prevenção de sua transmissão e a pesquisas sobre a cura.
O processo de candidatura possui duas fases: a de Proposta Conceitual (aberta a todos os candidatos elegíveis) e de Proposta Completa (somente para os candidatos aprovados na fase de Proposta Conceitual). As propostas conceituais são aceitas até 16 de outubro de 2013 e submetidas através do site do Canadian National Institute of Health. Podem concorrer pesquisadores em início de carreira que tenham concluído após 16 de outubro de 2003 e possuam um vínculo de professor ou pesquisador em uma instituição acadêmica ou instituto de pesquisa sem fins lucrativos.
Os candidatos não devem ter participado de pesquisas sobre o HIV ou SIV (Vírus da Imunodeficiência Símia). Os prêmios serão financiados por um a dois anos, até US$ 150 mil (pouco mais de R$ 300 mil) por ano. Os fundos podem ser usados para salário, apoio técnico, material de laboratório, equipamentos e viagens para conferências científicas ou outras atividades de formação diretamente relacionadas com o projeto de pesquisa proposto.
Fundos adicionais são fornecidos para cada beneficiário e seu mentor afiliado para participar de conferências e de uma pré-conferência do Creative and Novel Ideas in HIV Research (CNIHR), convocada pela Sociedade Internacional da Aids durante o período do prêmio. Os premiados serão selecionados até abril de 2014.
Com informações: Universidade Federal do Ceará / Ministério da Saúde

Nenhum comentário :

Postar um comentário